Extração de petróleo no mar

Por Erica Airosa Figueredo

Especialista (MBA) em Gestão da Qualidade Total (UFF, 2013)
Graduada em Química, Tecnóloga (Unigranrio, 2011)
Graduada em Ciências Biológicas (Unigranrio, 2006)

Categorias: Economia, Química
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O petróleo pode ser encontrado em poros existentes nas rochas, em terra ou sob o mar. Durante a sua extração vem acompanhado de outras substâncias como água e gás metano (CH4). Desse modo, compreender a geoquímica do petróleo é fundamental para sua exploração.

Offshore é o termo utilizado para toda atividade afastada da costa. As fronteiras marítimas são determinadas de acordo com a área, e seguem critérios da geografia física e política. De acordo com a Convenção da Nações Unidas sobre o Direito do Mar, as fronteiras marítimas existem nas formas de águas territoriais, zonas contínuas e zonas econômicas exclusivas (ZEE). Atualmente, as explorações apenas podem ser realizadas em fronteiras marítimas nacionais.

A indústria de extração de petróleo no mar iniciou-se nos anos de 1930 e 1950, na Venezuela e no Golfo do México. Subsequente, a exploração se expandiu para as regiões do Mar do Norte, estimulando o surgimento de várias empresas. Com atividades voltadas para o seguimento offshore surgem a Shell, Exxon, Texaco e AGIP. Já no Brasil, o primeiro poço offshore foi descoberto em 1968, no Campo de Guaricema (SE), seguido do Campo Garoupa, na Bacia de Campos.

Para a realização da exploração e extração de petróleo offshore, são construídas plataformas equipadas com todos os instrumentos que permitem retirar o petróleo do seu poço. Previamente à extração, são realizados estudos geológicos da região para sua detecção. Etapas gerais da exploração e extração do petróleo:

Plataforma de Petróleo. Foto: marchello74 / Shutterstock.com

Na área do pré-sal os poços podem ser entupidos pela espessa camada de sal pastoso. À vista disso, são realizadas perfurações horizontais a fim de otimizar a exploração.

A extração de petróleo no mar em águas rasas, profundas e principalmente ultraprofundas é um desafio. Devido à extrema complexidade da exploração na região offshore, os esforços em P&D não cessam na busca de processos de inovações tecnológicas eficientes.

Leia também:

Fontes:

CANTO, Eduardo Leite do & PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na Abordagem do Cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

COSTA, Armando João Dalla & NETO, José Benedito Ortiz. A Petrobrás e a exploração de petróleo offshore no Brasil: um approach evolucionário. Revista Brasileira de Economia, vol.61, no 1, Rio de Janeiro, jan. / mar. 2007.

MORAIS, José Mauro de. Petróleo em águas profundas: uma história tecnológica da PETROBRAS na exploração e produção offshore. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2013.

http://www.opetroleo.com.br/afinal-o-que-onshore-e-offshore/

http://petroleonomar.blogspot.com.br/2011/03/bop-blow-out-preventer.html

https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/como-o-petroleo-e-extraido-do-fundo-do-mar/

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!