Substâncias isômeras são aquelas que possuem a mesma fórmula molecular, com a mesma quantidade de átomos em sua cadeia, porém, o que as torna diferentes é o arranjo dos átomos que constituem sua molécula. Essa diferença na sua fórmula estrutural agrega ao composto formado diferentes propriedades químicas. Quanto maior for a cadeia carbônica constituinte do composto, maior será também o número de possíveis isômeros que podem ser formados.
A Isomeria de Posição faz parte da Isomeria plana ou também como é conhecida Isomeria Constitucional. Nela os compostos são pertencentes à mesma função química e possuem a mesma cadeia carbônica, porém, há variação na posição de algum (s) elemento (s) da cadeia, sejam estes elementos: posição do grupo de átomos, uma insaturação ou uma ramificação. Apesar da mudança na posição desses elementos presentes na cadeia, a função orgânica não é alterada. Vejamos abaixo, alguns exemplos de como ocorre esse tipo de isomeria:
Conteúdo deste artigo
Posição da insaturação
Hidrocarboneto insaturado: C4H8
Posição da função
Função álcool: C3H8O
Função cetona: C3H8O
Posição do radical
C4H10
A isomeria de posição também agrega um tipo especial de isomeria, chamado Isomeria de Compensação ou Metameria, onde o heteroátomo (átomo diferente de carbono e hidrogênio) faz parte da cadeia carbônica, e a isomeria ocorre na diferença da posição onde este heteroátomo se encontra.
Referências:
http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasklock/Aula%2011.pdf
FONSECA, M.R.M. da. Química 3. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013.
SANTOS, W. L. P.dos.; MOL, G. de S. Química Cidadã: Volume 3: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: AJS, 2013.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/isomeria-de-posicao/