Levigação é um processo de separação de misturas heterogêneas de sólidos, com outras palavras, quando se tem dois sólidos de diferentes densidades onde se quer separar um do outro utilizando a levigação.
Pega-se a mistura dos sólidos colocam-nos em um recipiente e utiliza-se água corrente, onde o menos denso será carregado pela água corrente e o mais denso ficará retido no fundo do recipiente.
Este processo é utilizado nos garimpos onde o garimpeiro com uma peneira procura o ouro no fundo dos rios. O ouro fica misturado com a terra ou areia, e com a ajuda da água corrente, geralmente rios, a terra (menos denso) vai embora com a água e o ouro fica retido na peneira (mais denso).
A separação magnética é útil para separar misturas heterogêneas, onde um dos componentes da mistura é atraído por um ímã ou um eletroímã.
Um exemplo da utilização da separação magnética é quando temos uma mistura de ferro em pó e enxofre que, com a ajuda de um ímã ou um eletroímã conseguimos atrair o ferro em pó, separando-o do enxofre.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/levigacao-e-separacao-magnetica/