Questões de vestibulares e do Enem sobre os diversos tipos de ligações químicas. Ler artigo Ligações Químicas.
A natureza das ligações químicas interatômicas, responsáveis pela união entre átomos, se reflete em diferentes propriedades físico-químicas, apresentadas pelos respectivos compostos formados.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre cada tipo de ligação química e as suas respectivas propriedades físico-químicas.
Nas ligações metálicas há compartilhamento de pares eletrônicos. Os metais são maleáveis e dúcteis.
As ligações covalentes são predominantemente realizadas entre elementos os mais afastados possíveis na Tabela Periódica, ou seja, com tendência não muito diferente de atração pelo elétron de ligação. Podem ser líquidos, sólidos ou gases à temperatura ambiente.
A teoria da nuvem eletrônica suporta teoricamente a formação de ligações metálicas. Os metais, tipicamente, apresentam baixa relação massa/volume e altos pontos de ebulição e fusão comparativamente a compostos moleculares.
Compartilhamento de elétrons de ligação devido à baixa diferença de eletronegatividade é a base para formação de ligações covalentes. Compostos moleculares apresentam-se apenas como sólidos ou líquidos à temperatura ambiente.
A ligação iônica é caracterizada pela união entre um cátion e um ânion por meio de interações coulombicas, sem significativa contribuição de interpenetração de orbitais atômicos para a formação da ligação. Compostos iônicos podem ser líquidos ou sólidos à temperatura ambiente.
Considerando as moléculas de CO e CO2 e sabendo que os comprimentos de ligação C-O em uma dessas moléculas é 121 pm (onde pm = 10-12 m) e na outra 143 pm, assinale a alternativa correta.
A ligação na molécula de CO2 é mais forte que na molécula de CO, pois a ligação dupla é mais forte que a ligação tripla.
A ligação na molécula de CO é iônica, enquanto a ligação na molécula de CO2 é covalente.
A ligação na molécula de CO é mais longa que na molécula de CO2, devido à ausência de ligações múltiplas no CO.
A ligação na molécula de CO é mais curta que na molécula de CO2, pois a molécula de CO apresenta uma ligação tripla e corresponde ao comprimento de 121 pm. O CO2 apresenta ligação dupla entre o átomo de carbono e os átomos de oxigênio, e essa ligação corresponde ao comprimento de 143 pm.
A ligação no CO2 é mais curta que no CO, pois a ligação dupla, presente na estrutura do CO2, é mais curta e forte que a ligação tripla presente no CO.
A estrutura do DNA é formada por duas cadeias contendo açúcares e fosfatos, as quais se ligam por meio das chamadas bases nitrogenadas, formando a dupla hélice. As bases timina, adenina, citosina e guanina, que formam o DNA, interagem por ligações de hidrogênio, duas a duas em uma ordem determinada. Assim, a timina, de uma das cadeias, interage com a adenina, presente na outra cadeia, e a citosina, de uma cadeia, interage com a guanina da outra cadeia.
Considere as seguintes bases nitrogenadas:
As interações por ligação de hidrogênio entre adenina e timina e entre guanina e citosina, que existem no DNA, estão representadas corretamente em:
Adenina-timina:
Guanina-citosina:
A formulação química obtida da ligação entre átomos dos elementos químicos 15P31 e Ca, que tem 20 prótons, será:
CaP
Ca3P
Ca3P2
Ca2P3
CaP3
Uma aula a respeito de ligações químicas, o professor mencionou casos especiais, e um destes casos eram as ligações constituídas pelos elementos da família 16 da Tabela Periódica. Esse professor afirmou que o ângulo da ligação vai diminuindo de valor nas moléculas H2O, H2S, H2Se, H2Te, nesta sequência, porque:
Não há nenhuma relação entre elas;
O tamanho do átomo central, sendo maior, deixa os H1+ mais distantes, fazendo com que sua repulsão seja menor;
A repulsão dos H1+ é menor no caso do H2O;
São moléculas lineares;
N.d.a pois as ligações são iônicas.