De acordo com sua definição moderna, a Química Orgânica estuda os compostos onde estão presentes o elemento químico carbono, salvo algumas exceções, nas quais o carbono está presente mas os compostos são considerados de natureza inorgânica (CO2, gás carbônico, HCN, ácido cianídrico, para citar alguns exemplos).
Nos compostos de natureza orgânica, fora o carbono, aproximadamente 99% destes são constituídos também por oxigênio (O), hidrogênio (H) e nitrogênio (N), constituindo os quatro elementos químicos conhecidos na Química Orgânica por organógenos.
Hidrogênio
● EXPERIÊNCIA A:
1. Precipitar uma solução de hidróxido de cálcio ao reagi-la com ácido sulfúrico diluído.
2. Adicionar este precipitado a um tubo de ensaio.
3. Solubilizá-lo em pequena quantidade de ácido clorídrico diluído, observando efervescência produzida pela liberação de gás hidrogênio, oxigênio e gás carbônico (decomposição do ácido carbônico), conforme equação abaixo:
CaCO3 + 2HCl → CaCl2 + H2 + 1/2O2 + CO2
Onde um mol de carbonato de cálcio reage quimicamente com dois mols de ácido clorídrico, formando um mol de cloreto de cálcio, um mol de gás hidrogênio, meio mol de gás oxigênio e um mol de gás carbônico.
● EXPERIÊNCIA B:
- 1. Acender uma vela e recolher os produtos da combustão em um copo de béquer, limpo e seco, inclinado sobre a chama.
- 2. Testar o líquido condensado nas paredes do copo de béquer com uma tira de papel cloreto de cobalto.
- 3. Testar seu caráter ácido/básico.
Oxigênio
● EXPERIÊNCIA A:
1. Em quatro tubos de ensaio, colocar alguns cristais de iodo e dissolvê-los em alguns mililitros de: (anotar a coloração resultante)
- a. álcool etílico, (cor ___________);
- b. aldeído fórmico, (cor ___________);
- c. ater etílico, (_____________);
- d. ácido acético, (cor _____________).
2. Todos os líquidos orgânicos que, ao solubilizar o iodo, adquirem a coloração entre amarelo fraco e castanho escuro, possuem oxigênio em sua molécula. Os líquidos que não o possuem, adquirem a coloração que varia do vermelho ao violeta intenso.
● EXPERIÊNCIA B:
1. Em um tubo de ensaio, adicionar 5 mL de água oxigenada.
2. Ao mesmo, acrescentar 1g de permanganato de potássio, o qual reagirá com o peróxido, conforme a equação abaixo:
3H2O2 + 2KMnO4 → 3O2↑ + 2MnO2 + 2KOH + 2H2O
Onde três mols de peróxido de hidrogênio reagem com dois mols de permanganato de potássio e produzem três mols de gás oxigênio, dois mols de dióxido de manganês, dois mols de hidróxido de potássio e dois mols de água.
Referências:
SARDELLA, Antônio; MATEUS, Edegar; Curso de Química: química geral, Ed. Ática, São Paulo/SP – 1995.
MAHAN, Bruce M.; MYERS, Rollie J.; Química: um curso universitário, Ed. Edgard Blucher LTDA, São Paulo/SP – 2002.
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/pesquisa-dos-elementos-quimicos-organogenos-hidrogenio-e-oxigenio/