Lista de exercícios sobre acidez e basicidade (pH e pOH). Ler artigo pH e pOH de Soluções Aquosas.
O estômago produz suco gástrico constituído de ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O valor de pH no interior do estômago deriva, principalmente, do ácido clorídrico presente. Sendo o ácido clorídrico um ácido forte, a sua ionização é total em meio aquoso, e a concentração de H+ em quantidade de matéria nesse meio será a mesma do ácido de origem. Assim, uma solução aquosa de ácido clorídrico em concentração 0,01 mol L-1 terá pH igual a:
2
4
5
7
9
Na ocorrência das reações químicas, em solução aquosa, há aquelas que se dão entre um ácido e uma base e que comumente são denominadas de reações de neutralização.
Numa análise, na temperatura de 25 °C, 1 mL de solução de KOH 2 mol L−1 foi adicionado a 100 mL de solução aquosa de HCl 0,01 mol L−1. Considerando que, na reação do ácido forte com a base forte, os “íons espectadores” (K+ e Cl−) não reagem com a água, é correto afirmar que a solução resultante tem o valor de pH aproximadamente igual a:
1
12
"Chuva ácida" é um termo que se refere à precipitação, a partir da atmosfera, de chuva com quantidades de ácidos nítrico e sulfúrico maiores que o normal. Os precursores da chuva ácida vêm tanto de fontes naturais, tais como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de processos industriais, principalmente emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis. O pH da água da chuva considerado normal é de 5,5 (devido à presença de ácido carbônico proveniente da solubilização de dióxido de carbono). Um químico monitorando uma região altamente industrializada observou que o pH da água da chuva era igual a 4,5.
Considerando que a acidez está relacionada com a concentração de H3O+, é correto afirmar que a água com pH 4,5 era:
duas vezes mais básica que o normal.
duas vezes mais ácida que o normal.
dez vezes mais básica que o normal
dez vezes mais ácida que o normal.
cem vezes mais ácida que o normal.
A 10,0 mL de uma solução aquosa 0,100 mol/L de ácido clorídrico, HCl (aq), adicionou-se água pura, em quantidade suficiente para se obterem 100,0 mL de solução diluída. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que o pH da solução resultante é:
6
10
Considere certa quantidade de água e suco de limão, misturados, contida em um copo. Analise estas três afirmativas concernentes a esse sistema:
I. O sistema é ácido. II. O pH do sistema é maior que 7. III. No sistema, a concentração dos íons H+ é maior que a dos OH–.
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:
apenas as afirmativas I e II estão certas.
apenas as afirmativas I e III estão certas.
apenas as afirmativas II e III estão certas.
as três afirmativas estão certas.
Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0 x 10-10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4 , CH3OH, K2CO3 e NH4Cl. Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?
CH3COOH
Na2SO4
CH3OH
K2CO3
NH4Cl
Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles. O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém:
cubo de batata em solução com pH = 9
pedaço de carne em solução com pH = 5.
clara de ovo cozida em solução com pH = 9
porção de macarrão em solução com pH = 5.
bolinha de manteiga em solução com pH = 9.
As figuras mostram a variação na pressão parcial de CO2 (p CO2) na superfície da água (Figura A) e os valores de pH obtidos para a água oceânica (Figura B) de uma região do Oceano Pacífico, no período compreendido entre 1989 e 2012. Nos gráficos, os pontos representam os valores experimentais e a reta representa a tendência de variação dos dados. Sabe-se que cerca de 30 a 40% do CO2 atmosférico é absorvido pelos oceanos e que parte do CO2 atmosférico, quando absorvido pela água do mar, reage para formar, como principal produto, ácido carbônico.
Disponível em: <http://hahana.soest.hawaii.edu/hot/products/HOT_surface_CO2.txt> [Adaptado] Acesso em: 24 ago. 2014.
De acordo com as informações acima, é CORRETO afirmar que:
a reação que descreve a interação entre o dióxido de carbono e a água pode ser descrita por CO2(g) + H2O(ℓ) ⇌ H2CO3(aq), o que justifica a redução do pH da água pela absorção de CO2.
a acidificação dos oceanos é um processo prejudicial, pois, entre outros fatores, pode ameaçar a vida de organismos marinhos que possuem, em sua constituição, carbonato de cálcio.
o íon carbonato é classificado, segundo a teoria de Arrhenius, como um ácido.
a redução do pH da água do mar associada ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera é consequência da produção de ácido carbônico, que se ioniza para produzir íons H+.
em 2012, a água oceânica poderia ser classificada como neutra, ou seja, a concentração de íons H+ era equivalente à concentração de íons OH-.
em 1991, a água oceânica poderia ser classificada como alcalina em função, principalmente, da presença de HNO3 produzido por organismos marinhos.
Dispõe-se de 2 litros de uma solução aquosa de soda cáustica que apresenta pH 9. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a esses 2 litros para que a solução resultante apresente pH 8 é:
14
18
Em setembro de 2011, no Rio Grande do Sul, pessoas alegaram ter sofrido queimaduras depois de beberem um achocolatado. Em março de 2013, um caso semelhante voltou a ocorrer, agora com um suco de maçã. Em função de problemas semelhantes durante o processo de higienização, o achocolatado foi contaminado por água sanitária e o suco de maçã substituído por soda cáustica 2,5 %. Pode-se afirmar que, comparados aos produtos não contaminados, os líquidos que causaram problemas aos consumidores apresentavam-se:
mais ácidos e, portanto, com maiores valores de pH.
mais ácidos e, portanto, com menores valores de pH.
mais básicos e, portanto, com maiores valores de pH.
mais básicos e, portanto, com menores valores de pH.