Lista de exercícios sobre as pilhas eletroquímicas e seus princípios. Ler artigo Pilha de Daniell (pilha eletroquímica).
O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre espontaneamente (catodo) com outra meia pilha onde a reação eletrolítica de oxidação, ocorre espontaneamente (anodo).
Com base nas semi-reações eletrolíticas acima, colocadas no sentido da oxidação, e seus respectivos potenciais, assinale a opção que indica os metais que produzirão maior valor de ddp quando combinados para formar uma pilha.
Cobre como catodo e prata como anodo.
Prata como catodo e zinco como anodo.
Zinco como catodo e cádmio como anodo.
Cádmio como catodo e cobre como anodo.
Ferro como catodo e zinco como anodo.
Considere o esquema abaixo que representa uma pilha constituída de metal cobre em solução aquosa de sulfato de cobre e metal cádmio em solução de sulfato de cádmio.
Uma tabela fornece a informação de que os potenciais padrões de redução do Cu2+ e do Cd2+ são, respectivamente, +0,34 V e -0,40 V e que a prata é um elemento mais nobre que o cobre. Assinale a opção que mostra a ordem decrescente de facilidade de oxidação dos três metais citados e a diferença de potencial (ddp) da pilha indicada na figura.
Cu > Ag > Cd; -0,74 V
Cd > Cu > Ag; +0,74 V
Ag > Cu > Cd; -0,06 V
Cd > Cu > Ag; +0,06 V
Ag > Cd > Cu; -0,74 V
Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais das semi-reações:
Sobre o funcionamento da pilha, e fazendo uso dos potenciais dados, é INCORRETO afirmar que:
os elétrons caminham espontaneamente, pelo fio metálico, do eletrodo de níquel para o de cobre.
a ponte salina é fonte de íons para as meia-pilhas.
no anodo ocorre a semi-reação Ni(s) → Ni2+(aq) + 2e
no catodo ocorre a semi-reação Cu2+(aq) + 2e → Cu(s)
a reação espontânea que ocorre na pilha é: Cu(s) + Ni2+(aq) → Cu2+(aq) + Ni(s)
Uma pilha de Daniell opera em condições padrões com soluções aquosas de ZnSO4 e CuSO4, com diferença de potencial nos terminais de ΔE0. Cristais de CuSO4 são adicionados na respectiva solução, alterando o potencial para ΔE, na mesma temperatura.
Pode-se afirmar que este novo potencial:
permaneceu constante.
aumentou.
diminuiu.
ficou zero.
não pode ser calculado.
Os principais fenômenos estudados pela eletroquímica são a produção de corrente elétrica, através de uma reação química (pilha), e a ocorrência de uma reação química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.
I - As pilhas comuns são dispositivos que aproveitam a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, produzindo uma corrente elétrica, através de um condutor.
II - Em uma pilha a energia elétrica é convertida em energia química.
III - O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo (ΔEº > 0), o da eletrólise é não-espontâneo (ΔEº < 0).
Assinale a alternativa correta.
Somente a proposição II é verdadeira.
Somente as proposições I e II são verdadeiras.
Somente as proposições I e III são verdadeiras.
Somente a proposição I é verdadeira.
Todas as proposições são verdadeiras.
Um estudante realizou um experimento para avaliar a reatividade dos metais Pb, Zn e Fe. Para isso, mergulhou, em separado, uma pequena placa de cada um desses metais em cada uma das soluções aquosas dos nitratos de chumbo, de zinco e de ferro. Com suas observações, elaborou a seguinte tabela, em que (sim) significa formação de sólido sobre a placa e (não) significa nenhuma evidência dessa formação:
A seguir, montou três diferentes pilhas galvânicas, conforme esquematizado.
Nessas três montagens, o conteúdo do béquer I era uma solução aquosa de CuSO4 de mesma concentração, e essa solução era renovada na construção de cada pilha. O eletrodo onde ocorria a redução (ganho de elétrons) era o formado pela placa de cobre mergulhada em CuSO4 (aq). Em cada uma das três pilhas, o estudante utilizou, no béquer II, uma placa de um dos metais X (Pb, Zn ou Fe), mergulhada na solução aquosa de seu respectivo nitrato.
O estudante mediu a força eletromotriz das pilhas, obtendo os valores: 0,44 V; 0,75 V e 1,07 V.
A atribuição correta desses valores de força eletromotriz a cada uma das pilhas, de acordo com a reatividade dos metais testados, deve ser:
Pb: 0,44
Zn: 1,07
Fe: 0,75
Zn: 0,75
Fe: 1,07
Pb: 0,75
Zn: 0,44
Fe: 0,44
Pb: 1,07
Em uma pilha galvânica ocorrem vários processos oxidativos. Sobre as pilhas eletroquímicas podemos afirmar corretamente:
No anodo da pilha ocorre um processo de redução.
O catodo é o polo positivo de uma pilha.
Quando uma pilha está sendo utilizada, os elétrons fluem do catodo para o anodo.
Ocorre um aumento da massa do eletrodo negativo.
Ocorre o desprendimento de gases no anodo.
Observe a equação abaixo, que representa uma cela eletroquímica: Ni0 + 2Ag+ → Ni2+ + 2Ag0
Pode-se afirmar que:
Os elétrons fluem, pelo circuito externo, da prata para o níquel.
O cátodo é o eletrodo de níquel.
O eletrodo de prata sofre desgaste.
A prata sofre redução.
A solução de níquel irá se diluir.