É denominado na química um grupo de substâncias com propriedades semelhantes de função. Na Química Inorgânica, ciência que trabalha com os elementos da Tabela Periódica com exceção do carbono, pode-se selecionar quatro funções principais. O objetivo deste texto é trazer aspectos de diferenciação entre as quatro funções principais da Química Inorgânica, a saber: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos, a partir de suas propriedades experimentais. Em laboratório, busca-se adquirir competências para diferenciar e identificar as quatro funções inorgânicas, e, teoricamente, serão igualmente abordados fatores de diferenciação.
Pode-se, experimentalmente, identificar as diferentes funções inorgânicas com precisão por estas comportarem-se de modo distinto sob alguns procedimentos experimentais básicos. Por exemplo, ácidos liberam H2(g) quando em presença de metal mais reativo do que o hidrogênio, bases tornam a solução vermelha quando em presença do indicador fenolftaleína e sais facilmente dão origem a reações de precipitação.
Já de modo teorizado, um ácido sempre apresentará o cátion hidroxônio (H+), a base o ânion hidroxila (OH-), os sais um cátion e um ânion diferente dos já citados, e um óxido será um composto binário onde o elemento mais eletronegativo será o oxigênio.
Determinação Experimental
A) Ácidos:
- Em um tubo de ensaio, adicione 5mL de HCl 3M.
- Adicione ao mesmo uma pequena porção de limalha de ferro.
- Observe o desprendimento de H2 e teste sua inflamabilidade com um fósforo em brasa.
B) Bases:
- Em um tubo de ensaio, adicione 5mL de NaOH 3M.
- Adicione 2 gotas de fenolftaleína à solução e observe a coloração adquirida.
- A coloração rósea em presença do indicador fenolftaleína identifica a função base.
C) Sais:
- A um tubo de ensaio, adicione 3mL de HCl 3M e 3mL de NaOH 3M.
- Agite a solução.
- Divida a solução formada em três partes iguais, utilizando outros dois tubos de ensaio.
- No primeiro tubo, acrescente limalha de ferro à solução e observe que não haverá desprendimento gasoso, não sendo um ácido.
- No segundo tubo, adicione 2 gotas de fenolftaleína e observe que não haverá alteração de coloração, não sendo uma base.
- Ao terceiro tubo, adicione 2mL de solução de nitrato de prata e observe a precipitação, indicativa de um sal.
D) Óxidos:
- Obtenha uma solução diluída de água de barita (Ba(OH)2).
- Com auxílio de uma pipeta, sopre a solução formada até formação de uma turvação.
- A turvação se deve à formação de carbonato de bário, a partir do gás carbônico exalado pelo nosso organismo, um óxido.
Referências:
ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/propriedades-experimentais-das-funcoes-inorganicas/