Química do Ensino Fundamental

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A Química na educação primária é contemplada dentro do estudo das Ciências e geralmente aparece no fim do ensino fundamental dividindo espaço com a disciplina de Física. Isso ocorre porque ambas são da área das ciências naturais e, portanto, tem em comum conceitos básicos que norteiam seu estudo.

O primeiro conceito apresentado é o de matéria que representa tudo aquilo que tem massa, volume e ocupa lugar no espaço. O conceito de matéria permeia todo o conteúdo de Química porque a própria disciplina se dispõe a estudar fenômenos da matéria constituinte do universo. Os fenômenos podem ser divididos em químicos e físicos, sendo um fenômeno químico algo irreversível porque altera a estrutura da matéria, como por exemplo a queima de um pedaço de madeira. Já um fenômeno físico é reversível como é o caso da ebulição da água.

Após isso são apresentados os conceitos básicos de átomo, bem como sua estrutura básica, por ser essa a unidade básica de tudo o que é material no Universo. A união de átomos forma o que chamamos de elementos químicos e que possuem características em comum, de forma que podem ser organizados na Tabela periódica em grupos de acordo com essas semelhanças, porém também possuem características únicas. A tabela periódica é organizada de acordo com o número atômico (de forma crescente), e sua história e desenvolvimento também é estudada no ensino fundamental por ser um importante instrumento para as aulas de Química. Além disso, são estudadas as divisões dos elementos químicos entre metais, ametais e gases nobres.

São estudadas também as diferenças entre uma substância pura simples, substância pura composta e mistura. Uma substância pua simples é aquela formada por apenas um elemento químico, já a substância pura composta formada por dois ou mais elementos químicos. A diferença entre mistura e substância pura (tanto simples quanto composta) é que a primeira pode ser separada em duas ou mais substâncias e a última não.

A química do ensino fundamental é uma importante base para o estudo que se segue no Ensino Médio por ter papel de iniciar o aluno nos principais conceitos das ciências naturais.

Foto ilustrativa: Hurst Photo / Shutterstock.com

Leia também:

Arquivado em: Pedagogia, Química
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: