Síntese Orgânica do Iodofórmio

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O iodofórmio possui fórmula molecular CHI3; trata-se de uma substância que ainda hoje é utilizada como antisséptico nos hospitais, e apresenta grande importância na odontologia. Apresenta-se sob a forma de cristais de coloração amarelo-pálido e brilhantes. Possui efeito semelhante ao clorofórmio, mas com ação de átomos de iodo.

O iodofórmio é um medicamento empregado como anti-séptico e agente antiinfeccioso de uso tópico. Tem uso veterinário como anti-séptico e como desinfetante para lesões superficiais.

O IODOFÓRMIO apresenta as seguintes propriedades:

  1. Provoca uma ação local sobre os tecidos, diminuindo a secreção e a exsudação;
  2. Estimula a proliferação celular;
  3. Tem leve poder antisséptico, porém de ação prolongada;
  4. Decompõe-se lentamente à temperatura corporal e ativa a fagocitose de resíduos irritantes aos tecidos;
  5. É intensamente radiopaco.”1

Este texto propõe a realização em laboratório da síntese deste medicamento, o iodofórmio, sob variação de um reagente por síntese.

A tintura de iodo é uma solução aquosa onde se tem o equilíbrio, no qual o elemento químico iodo apresenta variação de número de oxidação, de 1 a 3 nenativos. 

I-(aq)   +   I2(aq) ↔ I3-(aq)

Ao se tratar a acetona (CH3COCH3) ou o etanol (CH3CH2OH) com tintura de iodo, na presença de solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH), ocorre a formação do iodofórmio (CHI3), um sólido amarelo-claro insolúvel em água, conforme mostram as equações representadas na Figura 1. Este sólido é o iodofórmio, o qual pode ser identificado pelo seu forte odor característico.

Figura 1. Síntese do iodofórmio a partir de diferentes funções orgânicas.

Pode-se ver nas equações que o iodofórmio pode ser obtido a partir da acetona e também a partir do álcool, duas funções distintas da química orgânica. Verifica-se, entretanto, que a formação de subprodutos é menor na segunda síntese, o que demonstra um maior rendimento de reação.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

  • Colocar 50mL de água e 2,5mL de NaOH 3M em um copo de béquer. Homogeneizar e adicionar 5mL de acetona. Agitando, adicionar 10 gotas de tintura de iodo. Agitar a mistura e observar durante 5 minutos.
  • Colocar 50mL de água e 2,5mL de HaOH 3M em um copo de béquer. Homogeneizar e adicionar 2,5mL de etanol. Agitando, adicionar 40 gotas de tintura de iodo. Agitar a mistura e observar durante 10 minutos.
  • Caso necessário, trabalhar com NaOH sólido (20g).
  • Utilizando um papel filtro previamente pesado, filtrar os produtos obtidos e pesá-los. Calcular o rendimento conforme massa dos solventes utilizada.
  • Armazená-los em frascos distintos conforme o solvente utilizado.

Referências:
1. http://www.biodinamica.com.br/produtos
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.

Arquivado em: Compostos Químicos
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: