Lista de exercícios sobre soluções, retirados de provas de vestibulares. Ler artigo Soluções.
A concentração de HCl, em quantidade de matéria, na solução resultante da mistura de 20 mL de uma solução 2,0 mol L-1 com 80 mL de uma solução 4,0 mol L-1 desse soluto e água suficiente para completar 1,0 L é:
0,045 mol L-1
0,090 mol L-1
0,18 mol L-1
0,36 mol L-1
0,72 mol L-1
É possível conhecer a concentração de uma espécie iônica em solução aquosa, a partir do conhecimento da concentração de soluto e se o soluto dissolvido dissocia-se ou ioniza-se por completo. Uma solução de sulfato de sódio, Na2SO4 possui concentração em quantidade de matéria igual 0,3 mol L−1. Nessa solução, a concentração, em quantidade de matéria, da espécie Na+ é:
0,2 mol L-1
0,3 mol L-1
0,6 mol L-1
0,8 mol L-1
0,9 mol L-1
Considere uma solução aquosa diluída de ácido acético (HA), que é um ácido fraco, mantida a 25 ºC . A alternativa que mostra corretamente a comparação entre as concentrações, em mol/L, das espécies químicas presentes na solução é:
(Dados, a 25 oC : Constante de ionização do HA: Ka = 1,8 x 10-5 Produto iônico da água: Kw = 1,0 x 10-14 Constantes de equilíbrio com concentrações em mol/L)
[OH-] < [A-] = [H+] < [HA]
[OH-] < [HA] < [A-] < [H+]
[OH-] = [H+] < [HA] < [A-]
[A-] < [OH-] < [H+] < [HA]
[A-] < [H+] = [OH-] < [HA]
O gráfico a seguir descreve as variações das concentrações das espécies presentes num sistema reacional, em função do tempo, para a reação hipotética:
Com base no gráfico, assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta os coeficientes x, y e z e indica se o valor de Kc é maior ou menor que 1.
1, 1, 2, <1.
1, 1, 2, >1.
1, 3, 2, <1.
1, 3, 2, >1.
2, 1, 1, >1.
10,00 mL de uma solução de (NH4)2SO4 foram tratados com excesso de NaOH. O gás NH3 liberado foi absorvido em 50,00 mL de uma solução 0,10 mol.L-1 de HCℓ. O HCℓ que sobrou foi neutralizado por 21,50 mL de uma solução 0,10 mol.L-1 de NaOH. Qual a concentração da solução de (NH4)2SO4 em mol.L-1?
0,28
0,14
0,32
0,42
0,50
A varfarina é um fármaco que diminui a agregação plaquetária, e por isso é utilizada como anticoagulante, desde que esteja presente no plasma, com uma concentração superior a 1,0 mg/L. Entretanto, concentrações plasmáticas superiores a 4,0 mg/L podem desencadear hemorragias. As moléculas desse fármaco ficam retidas no espaço intravascular e dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume. Em um medicamento, a varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL. Um indivíduo adulto, com volume sanguíneo total de 5,0 L, será submetido a um tratamento com solução injetável desse medicamento.
Qual é o máximo volume da solução do medicamento que pode ser administrado a esse indivíduo, pela via intravenosa, de maneira que não ocorram hemorragias causadas pelo anticoagulante?
1,0 mL
1,7 mL
2,7 mL
4,0 mL
6,7 mL
No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação.
Revista Química Nova na Escola. V. 32, no 1, 2010 (adaptado).
A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a:
lipofilia
hidrofilia
hipocromia.
cromatofilia
hiperpolarização
O gráfico abaixo mostra a variação nas concentrações de soluções saturadas de dois sais em água, Li2SO4 (reta descendente) e NH4Cl (reta ascendente), individualmente, em função da variação na temperatura da solução. A concentração é expressa em termos de percentual massa/massa, ou seja, a massa do sal dissolvido em 100 g da solução.
Com base nos dados do gráfico acima, é CORRETO afirmar que:
o sulfato de lítio é menos solúvel que o cloreto de amônio.
em água a 30 ºC, é possível dissolver uma massa maior de cloreto de amônio do que de sulfato de lítio.
o gráfico sugere que a dissolução do sulfato de lítio constitui um processo exotérmico, ao passo que a dissolução do cloreto de amônio tem caráter endotérmico.
a solubilidade do sulfato de lítio seria maior em uma solução contendo Na2SO4 do que em água pura.
em água a 0 ºC, a concentração molar de uma solução saturada de sulfato de lítio é maior que a concentração molar de uma solução saturada de cloreto de amônio.
em água a 50 ºC, é possível dissolver 30 g de sulfato de lítio, mas não é possível dissolver completamente 30 g de cloreto de amônio.
Na tabela abaixo, são mostradas a densidade e a solubilidade em água de 3 solventes orgânicos.
Considerando a adição de cada um desses solventes à água (densidade = 1.g mL-1), é correto afirmar que:
a adição de clorofórmio levará à formação de uma solução homogênea.
a adição de clorofórmio levará a uma mistura heterogênea com clorofórmio na fase inferior.
a adição de acetona levará a uma mistura heterogênea com a acetona na fase superior.
a adição de pentano levará à formação de uma solução homogênea.
a adição de pentano levará a uma mistura heterogênea com pentano na fase inferior.
Estuários são ambientes aquáticos em que há a transição entre rio (água doce, com salinidade menor que 0,5 g de NaCl por kg de água) e mar (água salgada, com salinidade maior que 30 g de NaCl por kg de água). Existem diferentes tipos de estuários, dos quais três deles são:
1. Estuário bem misturado: ocorre quando há grandes variações de maré e fortes correntes, causando rápida mistura entre as águas. 2. Estuário parcialmente misturado: ocorre quando o mar tem variações moderadas de maré e há mistura entre as águas, porém com diferenças entre a região superficial e a profunda. 3. Estuário do tipo cunha salina: ocorre quando o rio desemboca no mar, em que este tem pouca variação de maré, gerando grande estratificação.
Medidas de salinidade da água em função da profundidade foram realizadas em um ponto equivalente para esses três tipos de estuários, conforme mostrado no esquema a seguir, gerando os gráficos I, II e III.
A alternativa que relaciona corretamente o gráfico com a respectiva descrição do tipo de estuário é:
I - II - III
II - I - III
II - III - I
III - I - II
III - II - I