Lista de questões retiradas de vestibulares sobre a Tabela Periódica dos elementos químicos. Ler artigo Tabela periódica.
Em 1869 Dimitri Mendeelev (1834-1907) apresentou à comunidade científica a lei periódica dos elementos. Sentindo-se seguro da validade de sua classificação, deixou posições vazias na tabela, para elementos que viriam a ser descobertos. Predisse, com uma precisão surpreendente, suas propriedades; para isso utilizou como base as propriedades dos elementos vizinhos, tendo fundamentado a atual classificação periódica dos elementos. Com base nas propriedades periódicas dos elementos, analise as informações abaixo.
I - Os elementos do Bloco s apresentam baixa energia de ionização; seus elétrons são perdidos com facilidade.
II - As energias de ionização dos elementos do bloco p são menores do que as dos elementos do bloco s.
III - Todos os elementos do bloco d são metais, suas propriedades são intermediárias aos elementos do bloco s e p.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
O feldspato é representado pela fórmula geral (AB4O8), onde A pode ser os elementos Ca, Na ou K, e B pode ser Al e/ou Si. Em relação aos símbolos Ca, Na, K, Al, Si, é correto afirmar que eles representam respectivamente:
Cálcio, nitrogênio, criptônio, alumínio, silício.
Cálcio, sódio, potássio, alumínio, selênio.
Cálcio, sódio, potássio, alumínio, silício.
Cádmio, sódio, criptônio, prata, silício.
Cádmio, sódio, potássio, alumínio, silício.
O Transtorno Bipolar do Humor é uma doença caracterizada por rápidas oscilações ou mudanças cíclicas de humor, as quais vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de mania, irritação e depressão. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, e manifesta-se igualmente em mulheres e homens. Medicamentos à base de lítio, geralmente carbonato de lítio, são indicados para diminuir a frequência e a intensidade das crises, bem como para prevenir a fase depressiva. O carbonato de lítio é um pó cristalino branco, inodoro, de sabor levemente alcalino.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O raio atômico do lítio é maior que o raio do respectivo cátion.
O carbonato de lítio apresenta duas ligações iônicas.
O átomo de lítio possui dois elétrons na camada de valência.
A ordem crescente de eletronegatividade dos elementos químicos presentes no carbonato de lítio é: lítio < carbono < oxigênio.
As ligações formadas entre os átomos que constituem o íon carbonato possuem caráter predominantemente iônico.
O número de oxidação do carbono no íon carbonato é +4.
Embora o íon lítio (Li+) e o íon berílio (Be2+) sejam íons isoeletrônicos, o íon Be2+ possui maior raio que o íon Li+.
Analise as proposições em relação aos átomos na classificação periódica dos elementos químicos.
I. Os átomos do tálio são maiores que os átomos do bário. II. Os átomos do germânio são mais eletronegativos que os de carbono. III. A configuração eletrônica dos átomos de titânio, em ordem crescente de energia, é 1s22s22p63s23p64s23d2. IV. Os átomos de bromo são os mais eletronegativos do quarto período da tabela periódica.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
A tabela periódica dos elementos químicos é uma das ferramentas mais úteis na Química. Por meio da tabela é possível prever as propriedades químicas dos elementos e dos compostos formados por eles.
Com relação aos elementos C, O e Si, analise as proposições.
I. O átomo de oxigênio apresenta maior energia de ionização. II. O átomo de carbono apresenta o maior raio atômico. III. O átomo de silício é mais eletronegativo que o átomo de carbono. IV. O átomo de silício apresenta maior energia de ionização. V. O átomo de oxigênio apresenta o maior raio atômico.
Somente a afirmativa V é verdadeira.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
O planeta B possui sua própria tabela periódica, sendo que uma parte dela está representada na figura abaixo. As propriedades periódicas no planeta B seguem as mesmas tendências observadas na Terra.
Com base nas informações acima, analise as proposições.
I. O elemento Z possui raio atômico maior que Q. II. A ordem de eletronegatividade no segundo período é Z<A<D. III. O elemento L possui uma eletronegatividade maior que T. IV. O maior raio atômico, nessa parte da tabela periódica, é o de Q. V. O elemento X é menos eletronegativo que T.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
A tabela periódica dos elementos químicos é, sem dúvida, uma ferramenta bastante útil para prever certas características e propriedades dos elementos químicos. Um exemplo disto é a previsão do comportamento dos átomos e dos compostos químicos por eles formados, ou ainda o porquê de certos átomos serem extremamente reativos, enquanto outros são praticamente inertes. Com base na tabela periódica dos elementos, assinale a alternativa correta.
Os íons cobalto(2+) possuem 02 (dois) elétrons em sua camada de valência sendo este metal considerado de transição.
Os metais pertencentes ao grupo 1 formam compostos iônicos com íons fluoreto devido à elevada diferença de eletronegatividade entre estas espécies químicas.
O raio atômico aumenta de cima para baixo e da esquerda para a direita, sendo que os não-metais possuem grandes raios devido a sua eletronegatividade.
A energia empregada na remoção do elétron da camada de valência dos átomos de césio é maior que nos átomos de cloro, devido à maior eletronegatividade deste último.
O fósforo pertence ao terceiro período, podendo formar o composto PCl3 de geometria trigonal plana.
No planeta Qo’noS, os elementos químicos são idênticos aos nossos, com nomes diferentes. Os cientistas desse planeta acabaram de descobrir um elemento por eles denominado incognitum, que tem, entre suas características:
- tendência a perder dois elétrons ao formar compostos; - núcleo com quantidade muito maior de nêutrons em relação aos prótons.
Incognitum corresponde ao elemento:
Sc.
Ba.
Nb.
Ca.
Se.
A massa atômica de alguns elementos da tabela periódica pode ser expressa por números fracionários, como, por exemplo, o elemento estrôncio cuja massa atômica é de 87,621, o que se deve:
à massa dos elétrons.
ao tamanho irregular dos nêutrons.
à presença de isótopos com diferentes números de nêutrons.
à presença de isóbaros com diferentes números de prótons.
à grande quantidade de isótonos do estrôncio.
O gálio (Ga) é um metal com baixíssimo ponto de fusão (29,8 °C). O cromo (Cr) é um metal usado em revestimentos para decoração e anticorrosão, e é um importante elemento constituinte de aços inoxidáveis. O potássio e o césio são metais altamente reativos.
Assinale a alternativa que apresenta os átomos de césio, cromo, gálio e potássio na ordem crescente de tamanho.
Ga < Cr < K < Cs.
Cs < Cr < K < Ga.
Ga < K < Cr < Cs.
Cr < Cs < K < Ga.
Ga < Cs < Cr < K.