Lista de questões sobre Texto Dissertativo-Argumentativo. Ler artigo Texto Dissertativo-Argumentativo.
Assinale a alternativa que melhor define o que é texto Dissertativo-Argumentativo:
É um tipo de texto oral, a partir do qual pretende-se compartilhar informações de maneira informal. Muitos gêneros do discurso primários são formados a partir dessa estrutura composicional, como é o caso dos diálogos em família, das mensagens por áudio em aplicativos e redes sociais, entre outros.
É um tipo de texto verbal, oral ou escrito, a partir do qual pretende-se compartilhar informações, problematizar um assunto, argumentar em defesa de uma tese, das opiniões do autor a respeito de determinado assunto. Muitos gêneros discursivos são formados a partir dessa estrutura composicional, como é o caso dos Artigos de Opinião, das Resenhas Críticas, Crônicas Argumentativas, Editoriais.
É um tipo de texto não-verbal, a partir do qual pretende-se compartilhar informações, problematizar um assunto, argumentar em defesa de uma tese, das opiniões do autor a respeito de determinado assunto. Muitos gêneros discursivos são formados a partir dessa estrutura composicional, como é o caso dos Gráficos, Tabelas e Mapas.
É um tipo de texto verbal, oral ou escrito, a partir do qual pretende-se narrar histórias literárias e verídicas. Muitos gêneros discursivos são formados a partir dessa estrutura composicional, como é o caso dos Contos, das Fábulas, Crônicas narrativas, Novelas.
É um tipo de texto verbal, oral ou escrito, que tem o objetivo de expor, explicar, apresentar conceitos e/ou informações a respeito de determinado assunto. É um tipo de texto impessoal e sua estrutura composicional dá origem a muitos gêneros discursivos, como é o caso dos Artigos científicos, das Monografias, Notícias, Dissertação de Mestrado.
Marque a alternativa correta com relação à base estrutural dos textos Dissertativos-Argumentativos:
Os textos Dissertativos-Argumentativos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em duas partes sequenciais: Desenvolvimento e Conclusão.
Os textos Dissertativos-Argumentativos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes sequencialmente complementares: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Os textos Dissertativos- Argumentativos são organizados em versos (versos e estrofes) e em partes aleatórias, dependendo das preferências do autor.
Os textos Dissertativos-Argumentativos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes aleatórias, a depender do projeto de texto: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Os textos Dissertativos-Argumentativos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes: Início (apresentação do enredo), Meio (clímax) e Conclusão (desfecho da narrativa).
Marque a alternativa que reúne as principais características dos textos Dissertativos-Argumentativos:
Organizado em versos; utilização da linguagem coloquial; narração de histórias literárias e não-literárias; utilização de personagens; posicionamento do autor sobre os personagens.
Organizado em prosa; utilização da norma padrão da língua; exposição clara e objetiva do assunto e das informações; despreocupação com a veracidade das informações; impessoalidade.
Organizado em versos; utilização da linguagem coloquial; exposição subjetiva do assunto e das informações; utilização de fontes confiáveis; posicionamento do autor sobre o assunto.
Organizado em prosa; utilização da norma padrão da língua; exposição clara e objetiva do assunto e das informações; utilização de fontes confiáveis; impessoalidade.
Organizado em prosa; utilização da norma padrão da língua; exposição clara e objetiva do assunto e das informações; problematização do assunto; seleção de argumentos para defesa de uma tese; utilização de fontes confiáveis; pessoalidade.
Muitos gêneros discursivos são formados a partir da estrutura composicional dos textos Dissertativos-Argumentativos, como é o caso de:
Manuais de instruções, Receitas, Notícias.
Artigos Científicos, Monografias Gráficos, Novelas.
Notícias, Novelas, Dissertações de Mestrado.
Editoriais, Artigos de Opinião, Carta de Leitor.
Manuais de instruções, Letras de Músicas, Notícias.
Os textos Dissertativo-Expositivo e Dissertativo-Argumentativo são bastante parecidos, sobretudo com relação às características estruturais, estilo e função de linguagem. Entretanto, há um detalhe que os diferencia. Marque a alternativa que explica a principal diferença entre os textos Dissertativo-Argumentativo e Dissertativo-Expositivo:
Enquanto no texto Dissertativo-Argumentativo as informações são inseridas com o objetivo de reforçar a argumentação e a defesa de tese, convencendo o leitor a acatar o ponto de vista e concordar com a opinião do autor, o texto Dissertativo-Expositivo é impessoal, ou seja, não apresenta marcas de argumentação e de opinião do autor.
O texto Dissertativo-Expositivo não exige que o autor busque fontes confiáveis para as informações inseridas no texto. No texto Dissertativo-Argumentativo, todas as informações inseridas no texto devem ser confiáveis e comprovadas.
No texto Dissertativo-Expositivo é utiliza linguagem coloquial, no texto Dissertativo-Argumentativo é utilizada a norma padrão da língua.
O texto Dissertativo-Expositivo é escrito em prosa, e o texto Dissertativo-Argumentativo é escrito em versos.
O texto Dissertativo-Expositivo é mais objetivo em relação à exposição da opinião do autor sobre o assunto. O texto Dissertativo-Argumentativo é mais subjetivo na apresentação das informações e tem menos interferências pessoais do autor no texto.