Lista de questões sobre os Textos Dissertativo-Expositivos. Ler artigo Texto Dissertativo-Expositivo.
Assinale a alternativa que melhor define o que é texto Dissertativo-Expositivo:
O texto Dissertativo-Expositivo é um tipo de texto oral que tem o objetivo de argumentar, convencer o leitor a acatar o ponto de vista do autor a respeito de determinado assunto. Muitos gêneros discursivos são formados a partir da estrutura composicional dos textos Dissertativos-Expositivos, como é o caso das Notícias, dos Artigos Científicos, Monografias, Dissertações de Mestrado. Os textos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes aleatórias: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
O texto Dissertativo-Expositivo é um tipo de texto verbal, oral ou escrito, que tem o objetivo de expor, explicar, apresentar conceitos e/ou informações a respeito de determinado assunto. São textos organizados em versos (versos e estrofes) e muitos gêneros discursivos são formados a partir dessa estrutura composicional, como é o caso das Letras de Músicas e Poemas.
O texto Dissertativo-Expositivo é um tipo de texto verbal, oral ou escrito, que tem o objetivo de expor, explicar, apresentar conceitos e/ou informações a respeito de determinado assunto. Os textos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes sequencialmente complementares: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
O texto Dissertativo-Expositivo é um tipo de texto verbal escrito cujo objetivo é instruir o leitor a realizar alguma atividade. Muitos gêneros discursivos são formados a partir da estrutura composicional dos textos Dissertativos-Expositivos, como é o caso das Receitas e dos Manuais de instruções. Os textos são organizados em tópicos para facilitar a compreensão do leitor.
O texto Dissertativo-Expositivo é um tipo de texto verbal, oral ou escrito, cujo objetivo é narrar uma história. Muitos gêneros discursivos são formados a partir da estrutura composicional dos textos Dissertativos-Expositivos, como é o caso das Fábulas e dos Contos. Os textos são organizados em três capítulos ou episódios: Início, Meio e Fim.
Marque a alternativa que reúne as principais características dos textos Dissertativos-Expositivos:
Utilização da linguagem coloquial; exposição subjetiva do assunto e utilização de experiências pessoais do autor como estratégia de argumentação e defesa de tese.
Utilização da norma padrão da língua; exposição clara e objetiva do assunto e das informações; utilização de fontes confiáveis; foco no posicionamento do autor sobre o assunto.
Utilização da norma padrão da língua; exposição clara e objetiva do assunto e das informações; despreocupação com a veracidade das informações; posicionamento do autor sobre o assunto.
Utilização da linguagem coloquial; exposição subjetiva do assunto e das informações; utilização de fontes confiáveis; posicionamento do autor sobre o assunto.
Utilização da norma padrão da língua; exposição clara e objetiva do assunto e das informações; utilização de fontes confiáveis; impessoalidade.
Marque a alternativa correta com relação à base estrutural dos textos Dissertativos-Expositivos:
Os textos Dissertativos-Expositivos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em duas partes sequenciais: Desenvolvimento e Conclusão.
Os textos Dissertativos-Expositivos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes sequencialmente complementares: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Os textos Dissertativos-Expositivos são organizados em versos (versos e estrofes) e em partes aleatórias, dependendo das preferências do autor.
Os textos Dissertativos-Expositivos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes aleatórias, a depender do projeto de texto: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Os textos Dissertativos-Expositivos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes: Início (apresentação do enredo), Meio (clímax) e Conclusão (desfecho da narrativa).
Os textos Dissertativo-Expositivo e Dissertativo-Argumentativo são bastante parecidos, sobretudo com relação às características estruturais, estilo e função de linguagem. Entretanto, há um detalhe que os diferencia. Marque a alternativa que explica a principal diferença entre os textos Dissertativo-Expositivo e Dissertativo-Argumentativo:
O texto Dissertativo-Expositivo é mais objetivo em relação à exposição da opinião do autor sobre o assunto. O texto Dissertativo-Argumentativo é mais subjetivo na apresentação das informações e tem menos interferências pessoais do autor no texto.
O texto Dissertativo-Expositivo não exige que o autor busque fontes confiáveis para as informações inseridas no texto. No texto Dissertativo-Argumentativo, todas as informações inseridas no texto devem ser confiáveis e comprovadas.
No texto Dissertativo-Expositivo é utiliza linguagem coloquial, no texto Dissertativo-Argumentativo é utilizada a norma padrão da língua.
O texto Dissertativo-Expositivo é escrito em prosa, e o texto Dissertativo-Argumentativo é escrito em versos.
Enquanto o texto Dissertativo-Expositivo é impessoal, ou seja, não apresenta marcas de argumentação e de opinião do autor, no texto Dissertativo-Argumentativo, as informações são inseridas com o objetivo de reforçar a argumentação e a defesa de tese, convencendo o leitor a acatar o ponto de vista e concordar com a opinião do autor.
Muitos gêneros discursivos são formados a partir da estrutura composicional dos textos Dissertativos-Expositivos, como é o caso de:
Novelas, Receitas, Ofícios.
Artigos Científicos, Gráficos, Novelas.
Notícias, Artigos Científicos, Monografias, Dissertações de Mestrado.
Memorandos, Receitas, Atas.
Manuais de instruções, Letras de Músicas, Notícias.