Salmonella

Por Marilia Araujo
Categorias: Doenças, Reino Monera
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Há muito tempo atrás um cientista chamado Daniel Elmer Salmon descobriu que algumas doenças (enterites como a salmonelose, septicemia, bacteremia...) são causadas pelas bactérias do gênero Salmonella. A contaminação do paciente se dá principalmente através da ingestão de alimentos portadores dessas bactérias, por água imprópria para o consumo, ou pela falta de higiene de quem manipula esses alimentos. E a aparição dos sintomas (diarréia, vômito, náuseas intensas) ocorre em menos de um dia após o contato com o patógeno.

Duas bactérias compõem esse gênero, são: Salmonella bongori e Salmonella enterica. Ambas são de coloração Gram-negativa, e a última causa a febre tifóide. Por apresentarem um desempenho semelhante ao da bactéria Escherichia coli, esses organismos tem a atenção especial dos pesquisadores. Já que muitas técnicas já foram desenvolvidas, muitas pesquisas foram feitas para E. coli, os cientistas querem aproveitar a semelhança existente para desenvolver antígenos e contribuir ampliando o leque de tratamento para a medicina.

Ilustração de bactérias do gênero Salmonella. Créditos: urfin / Shutterstock.com

Porém, a Salmonella enterica é a que mais está presente na realidade diária dos seres humanos. Pode estar presente em vários alimentos de alto consumo como ovos e frangos. Se mal preparados, mal cozidos ou manipulados indevidamente por pessoas que não façam a higiene adequada das mãos, estes alimentos se tornam riscos potenciais à saúde de quem os consumir. Uma vez que os sintomas se apresentem, o paciente deve ser conduzido ao médico para que se faça a detecção da doença. A diagnose é feita através de uma exame de fezes, onde deve estar presente tais bactérias.  Se ocorrer a infecção é importante avaliar a necessidade de intervir com antibióticos e soros para repor o líquido perdido (caso seja em grande quantidade) através da diarreia, os sintomas e a própria infecção duram de 4 a 7 dias. De resto não há outros métodos ou medicamentos neste período de convalescência, apenas a recuperação normal do organismo do paciente.

Então cuidados básicos são essenciais para prevenir uma infecção por Salmonella, uma dieta regular com alimentos saudavelmente tratados e preparados também colabora bastante para esta prevenção.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salmonella
https://web.archive.org/web/20140319222548/http://www.icb.ufmg.br/big/vacinas/Salmonella.htm
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?484
https://web.archive.org/web/20160612063734/http://www.cve.saude.sp.gov.br:80/htm/hidrica/salmonella_pergresp.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!