Deselogiação

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, elogiar significa fazer elogio, honrar, enaltecer, exaltar as qualidades. Por sua vez o sufixo –ção indica uma ação ou seu efeito que unido a um verbo, forma substantivos femininos. Logo, deduz-se que elogiação seria uma prática de elogiar pessoas, destacar suas habilidades positivas, dirigir a elas afirmações motivadoras, entre outros meios de honra a alguém.

A partir desse conceito surgiu a palavra “Deselogiação”. Trata-se de um neologismo, ou seja, um termo criado pela autora Alaine Silva em livro homônimo para expressar, segundo ela, uma prática recorrente entre alguns líderes evangélicos no ambiente das congregações, devido ao seu perfil social: uma mulher 40+ solteira, sem filhos e que mora sozinha: “Um conjunto de fatores particulares, como morar sozinha, ser solteira 35+ e não ter outro familiar evangélico que fosse comigo nos cultos, desencadeou um fenômeno que costumo chamar de deselogiação” (Silva, 2024, p. 38).

Ainda segundo a autora “A deselogiação é o discurso que visa elogiar, pôr o outro para cima, mas ao mesmo tempo sabotar a levantada dele, uma espécie de afagar com uma mão e beliscar com a outra, então para quem recebe não fica claro se realmente deve se sentir querido ou não” (Silva, 2024, p.40).

“O livro da Alaine” é uma publicação independente, não comercializada, e se posiciona como uma reunião de liderança por escrito. Para este fim foi produzida uma centena de exemplares e enviada a líderes evangélicos em regiões diversas do Brasil. Na publicação, além de reflexões acerca da mentalidade preconceituosa que gera deselogiação, estão também propostos aspectos relacionados ao luto, casamento, comunhão, relações de liderança nas igrejas evangélicas, entre eles um comparativo com outros tipos de ambientes religiosos conhecidos antes da conversão da autora há 16 anos.

Alaine Silva é mineira, especialista em aconselhamento cristão contemporâneo, missões transculturais e comunicação empresarial. Psicóloga e arte-educadora por formação. Conquistou publicações em antologias, a primeira delas pelo prêmio AGLAC em sua cidade natal, em 2006. Trabalhou como redatora para o segmento cristão, entre eles o site InfoEscola.com 2012/2014. É autora da coletânea de poemas de fundamentação cristã “Efatá, inspirações amarelas” pelo Clube de Autores, 2017.

Bibliografia:

SILVA, A. O livro da Alaine - Reunião de liderança evangélica convocada pela “irmãzinha que nunca casou”. Ed Editar, Juiz de Fora-MG, 2024.

DICIONÁRIO Escolar da Língua Portuguesa. 1 ed. Barueri, SP: Ciranda Cultural, 2015.

Arquivado em: Religião
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: