O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon era de Provins, Seine-et-Marne, na França e nasceu em 1510, vindo a falecer em Beauvais-en-Gâtinais em nove de janeiro de 1571. Ele foi um diplomata e cavaleiro da Ordem de Malta que ganhou notoriedade pela fundação de uma colônia de exploração francesa no litoral brasileiro, a Ilha de Villegagnon.
Este tipo de invasão ocorreu no período colonial, mas não foram apenas os franceses que tentaram cravar sua bandeira em território tupiniquim, diversas incursões estrangeiras de ingleses e holandeses também fizeram suas tentativas e, em muitos casos, obtiveram êxito, como nas invasões holandesas no nordeste brasileiro.
Durante a ocupação da Ilha de Villegagnon, calvinistas e colonos protestantes realizaram o primeiro culto da Santa Ceia nas Américas. Após este episódio, Nicolas Villegagnon os participantes obrigando-os a declararem os termos de sua fé. Este episódio ficou conhecido como Confissão da Guanabara. No dia 24 de março de 2007, um marco foi inaugurado na ilha em homenagem a tais acontecimentos históricos.
Em 1560 chegaram reforços da Capitania de São Vicente. Liderados por Mem de Sá, os grupos de soldados portugueses aportaram na ilha e iniciaram um conflito com os franceses. Os lusos conseguiram destruir a fortaleza e fizeram os franceses abandonarem Villegagnon e procurarem refúgio junto aos Tamoios. Para selar o domínio português na região, foi celebrada uma missa portuguesa na Ilha.
Os franceses somente foram expulsos de forma efetiva em 1567, em um embate que teve a participação de Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro. Temendo novas tentativas de domínio de outras nações, a ilha foi fortificada pelos portugueses no ano de 1733. Foi o início da contrução da Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegagnon, iniciada após a destruição do monte das Palmeiras.
Assim que o Brasil tornou-se independente, a Ilha de Villegagnon foi transferiada para a Marinha. Em 1843, o local tornou-se sede do Corpo de Imperiais Marinheiros. No século XX, precisamente do ano de 1935, a Marinha do Brasil iniciou as obras da Escola Naval, que foi inaugurada em 1938.
Anos depois, entre 1612 e 1615, os franceses tentaram mais uma vez estabelecer uma colônia no Brasil, no Maranhão, chamada França Equinocial.
No dia 1 de agosto de 2000 um obelisco foi erguido na cidade natal de Nicolas Durand de Villegagnon, Provins. O monumento foi oferecido pela Marinha do Brasil e foram usadas somente pedras retiradas da Ilha de Villegagnon em sua contrução. A inauguração ficou por conta do então embaixador do Brasil da França e o prefeito de Provins.
Foto: http://www.defesabr.com/Ensino/ensino_nivelsuperior.htm