Exercícios sobre o Sistema ABO e os tipos sanguíneos. Ler artigo Sistema ABO.
Enzimas convertem sangue de todos os tipos em sangue “O”.
Um método capaz de transformar em “O” sangue dos tipos A, B e AB foi criado por uma equipe internacional de pesquisadores. A técnica pode pôr fim aos problemas de suprimento nos bancos de sangue, onde falta frequentemente o tipo O negativo o mais procurado, pois pode ser recebido por qualquer paciente. A compatibilidade é fundamental para a transfusão, pois esses antígenos podem reagir com anticorpos presentes no plasma e levar à morte em alguns casos. A equipe de Qiyong Liu, da empresa ZymeQuest (EUA), obteve enzimas capazes de remover da superfície dos glóbulos vermelhos as moléculas responsáveis pela reação imune. As enzimas foram desenvolvidas em laboratório a partir de proteínas produzidas por bactérias.
Disponível em: <http://www.cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/68658> Acesso em: 16. set. 2009. (Adaptado)
Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
a incompatibilidade entre grupos sanguíneos deve-se a uma reação imunológica entre proteínas dissolvidas no plasma sanguíneo e moléculas presentes na membrana das hemácias.
ao obter enzimas capazes de suprimir a reação imune, os cientistas podem alterar a herança genética das pessoas quanto ao tipo sanguíneo.
a herança dos grupos sanguíneos do sistema ABO é determinada por um gene com alelos múltiplos (polialelia).
existe um pequeno número de pessoas na população mundial que pode ser erroneamente classificado como pertencente ao grupo sanguíneo O (falso O), embora não possuam genótipo correspondente a esse grupo (fenótipo Bombaim).
o sangue das pessoas que apresentam o tipo O recebe essa denominação pois não apresenta o antígeno A ou B (aglutinogênio A ou aglutinogênio B) nem as aglutininas anti-A ou anti-B.
para cada fenótipo sanguíneo existente no sistema ABO só existe um genótipo possível que o determine.
Assinale a alternativa incorreta em relação à possibilidade de doações e às possíveis transfusões sanguíneas.
Pessoas do grupo sanguíneo O são as receptoras universais, enquanto as do grupo sanguíneo AB são as doadoras universais.
Pessoas do grupo sanguíneo AB e fator Rh+ (positivo) são receptoras universais.
Pessoas do grupo sanguíneo O e fator Rh- (negativo) são doadoras universais.
Pessoas do grupo sanguíneo A podem doar para pessoas do grupo sanguíneo A e para as do grupo sanguíneo AB.
Pessoas do grupo sanguíneo AB podem doar somente para as do grupo sanguíneo AB.
Um casal tem dois filhos. Em relação ao sistema sanguíneo ABO, um dos filhos é doador universal e o outro, receptor universal.
Considere as seguintes possibilidades em relação ao fenótipo dos pais.
I - Um deles pode ser do grupo A; o outro, do grupo B. II - Um deles pode ser do grupo AB; o outro, do grupo O. III - Os dois podem ser do grupo AB.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.