Lista de questões e exercícios sobre a Geografia de Santa Catarina. Ler artigo Geografia de Santa Catarina.
A hidrografia catarinense divide-se em duas grandes vertentes. Os rios da Bacia do Sudeste ou Atlântica, que deságuam no mar, e os rios da Bacia do Uruguai. Dentre os rios da Bacia do Uruguai, dois são importantes, pois suas águas engrossam o volume do rio Uruguai, que faz a divisa do Estado com o Rio Grande do Sul.
Assinale a alternativa que contém o nome destes rios.
Rio Mampituba e Rio do Peixe
Rio do Peixe e Rio Iguaçu
Rio Canoas e Rio Pelotas
Rio Pelotas e Rio Tubarão
Rio Itapocu e Rio Canoas
O conjunto de serras que compõem o divisor de águas do estado catarinense é:
Serra dos Faxinais e Serra do Irani.
Serra de Chapecó e Serra do Capanema.
Serra Geral e Serra do Espigão.
Serra do Tabuleiro e Serra do Mirador.
Serra do Mar e Serra Geral.
Sobre a relação homem-natureza em Santa Catarina, é correto afirmar:
As dunas e os mangues do litoral catarinense são preservados e acabam sendo exemplos da ocupação planejada.
O lixo há muito deixou de ser um problema e uma ameaça ao meio-ambiente no Estado.
As enchentes de 1983 mostraram à Santa Catarina e também ao país, já naquela época, as conseqüências e os agravamentos das condições naturais advindas do crescimento sem planejamentos e preocupações ambientais.
A reciclagem é uma idéia que agrava a produção de lixo e piora muito a relação homem-natureza.
O cultivo do fumo no Estado é exemplo da bem-sucedida relação homem-natureza.
Sobre o relevo catarinense, assinale a alternativa incorreta.
As depressões catarinenses circundam todas as serras, algumas abaixo do nível do mar.
A maior parte do relevo compõe-se de terrenos planos e altos.
Entre os planaltos e as planícies aparecem as serras.
Destacam-se dois importantes conjuntos de serras: a Serra do Mar e a Serra Geral.
As planícies são regiões predominantes do litoral, também chamadas de planícies costeiras.
Observe a tabela abaixo:
Sobre os municípios da Microrregião do Médio Vale do Itajaí, assinale a alternativa incorreta.
Blumenau da Oktoberfest é o município com maior população e maior IDH municipal da região.
Apiúna, onde se pratica o turismo de aventura, com esportes como rafting, rapel e montanhismo, é um município pequeno, com o pior IDH municipal da região.
Brusque é a segunda cidade em população na região, estando entre as cinco de maior IDH municipal para a região.
Apiúna, que contou em sua colonização com imigrantes alemães, possui o pior IDH municipal da região e uma população maior que Ascurra, com a qual faz fronteira ao Norte.
Embora os municípios de Doutor Pedrinho e Benedito Novo possuam o mesmo IDH municipal, o primeiro tem aproximadamente 1/3 da população do segundo, o que faz com que a população de Doutor Pedrinho tenha uma qualidade de vida muito superior à da população de Benedito Novo.
Observe o mapa que representa a vegetação nativa de Santa Catarina. Assinale a alternativa que representa os tipos de vegetação indicados, respectivamente, pelas setas 1 e 2.
Florestas Galerias e Mata Atlântica
Floresta Equatorial e Subtropical
Floresta Araucária e Áreas de Campos
Campos e Mata Atlântica
Vegetação Litorânea e Floresta Araucária
Sobre o Planalto Norte Catarinense pode-se afirmar, exceto:
A população dessa região é de origem açoriana e paulista.
Essa região possui destaque no cultivo da erva-mate, sendo o segundo maior produtor nacional.
No setor secundário, São Bento do Sul destaca-se como o maior pólo moveleiro do estado, responsável pela exportação de móveis.
Com relação aos problemas ambientais, podemos destacar a poluição pela indústria de papel, mobília e madeira, além do assoreamento dos rios, em decorrência da erosão do solo.
Embora o setor terciário seja pouco expressivo, está desenvolvendo nos últimos anos o turismo, através do circuito chamado "Caminho dos Príncipes".
Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) sobre a rede urbana catarinense.
A partir do século XIX, principalmente com a colonização estrangeira, o território catarinense viu surgir uma série de núcleos urbanos diferenciados.
As cidades teuto-brasileiras do Vale do Itajaí tiveram um crescimento linear e radial ao longo dos eixos paralelos aos cursos d’água. Os antigos caminhos estruturam hoje o sistema viário destes municípios.
Desde seu surgimento, as cidades catarinenses sempre tiveram uma população rural menor que a população urbana.
Considerando a hierarquia urbana brasileira, as cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó, em função dos serviços e infraestrutura oferecidos, são classificadas como Capitais Regionais.
A migração urbana-urbana, sobretudo da população das cidades da Mesorregião Serrana em direção às cidades da Microrregião do Tabuleiro, contribuiu significativamente para o aumento da favelização.
As cidades catarinenses de Florianópolis, Joinville e São José são consideradas modernas, principalmente porque se especializaram em determinados setores da economia.
Sobre o território catarinense, é CORRETO afirmar que:
diferentemente de outros estados brasileiros, o planejamento catarinense foi descolado das diretrizes nacionais e apresenta reduzidas políticas econômicas e regionais e forte intervenção da iniciativa privada em setores considerados estratégicos.
a mesorregião do Vale do Itajaí possui como principal característica a colonização alemã, sendo importante polo da indústria têxtil, com destaque para a exportação através do Porto de Itajaí.
o Oeste catarinense foi a região que se consolidou mais tardiamente, tendo sido os interesses conflituosos entre Santa Catarina e Paraná (como a Guerra do Contestado), resolvidos apenas ao fim da década de 1910, uma das causas desse atraso.
no período de 1930 a 1970, passa por transformações que consolidarão seu padrão de produção e integração tanto em termos regionais quanto nacionais.
a mesorregião de Florianópolis foi colonizada por açorianos e espanhóis no século XVIII, apresenta um relevo litorâneo muitíssimo recortado, com pântanos, lagunas e falésias, e tem na pesca a atividade econômica mais importante.
o Sul do estado de Santa Catarina, cujos principais municípios são Criciúma, Tubarão, Gravatal, Araranguá e Urussanga, teve colonização predominantemente italiana e suas principais atividades econômicas são o turismo, a indústria do vestuário, o extrativismo mineral e a indústria cerâmica.
Sobre o estado de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que:
é o menor estado da Região Sul do Brasil e, no entanto, ali são encontradas grandes diferenças em termos de paisagens, culturas e atividades econômicas.
o clima predominante no estado tem as características de tropical de altitude, com temperaturas agradáveis, que variam de 13°C a 25 °C, com chuvas mal distribuídas durante todo o ano.
a pequena produção mercantil possibilitou a gênese da indústria catarinense, principalmente nas áreas de colonização europeia.
a superfície do território estadual é pouco ondulada (acidentada), com destaque para as grandes extensões de seu litoral, as chamadas Planícies Costeiras.
o mapa representa as áreas administrativas do estado, observando-se grandes extensões territoriais.