Lista de questões e exercícios sobre a Geografia de Santa Catarina. Ler artigo Geografia de Santa Catarina.
PELUSO JR., Victor A. Aspectos geográficos de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, FCC, 1991.
A diversidade geográfica e humana de Santa Catarina é surpreendente para um território de apenas 95,4 mil km2, o menor Estado do Sul do Brasil. Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas.
Disponível em: <http://www.sc.gov.br/index.php/conhecasc/geografia>. Acesso em: 25 jul. 2017.
Com base nas informações acima e nos conhecimentos a respeito de Santa Catarina, é correto afirmar que:
o processo de conquista e povoamento do Planalto Catarinense, em particular do Planalto Serrano, foi marcado pelas condições naturais, principalmente pela configuração do relevo e da vegetação.
o estado está dividido em duas porções, a partir de uma linha indicativa das serras Geral e do Mar, no sentido norte-sul, sendo o Litoral e a Encosta a porção de no 1 e o Planalto a de no 2.
as cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí e Palhoça pertencem ao grupo das dez maiores populações absolutas do estado e estão concentradas na porção assinalada com o no 1.
a porção de no 2, drenada totalmente pela bacia hidrográfica do Uruguai, apresenta destaque na agroindústria, fruto da integração entre os pequenos produtores de cereais com empresas de propriedade de colonizadores europeus oriundos de diferentes áreas ao longo da região de no 1.
as mudanças radicais no clima e na paisagem são explicadas pelas diferenças altimétricas entre Litoral e Encosta (na porção de no 1) e Planalto (na porção de no 2), no qual ocorrem baixas temperaturas e precipitação de neve esporádica, que têm reflexos na paisagem.
o Vale do Itajaí Açu é uma região importante em Santa Catarina, com destaque para o quadrado formado por Blumenau, Brusque, Itajaí e Jaraguá do Sul, cidades cuja economia baseia-se na indústria têxtil.
o destino turístico “Caminho dos Príncipes” é marcado pela forte colonização alemã – como é o caso de Joinville, que apresenta a maior população do estado e é importante polo industrial, onde eventos culturais se destacam, a exemplo da Festa das Flores e do Festival de Dança – e pela influência portuguesa – como é o caso de São Francisco do Sul, que sedia o Museu do Mar e o Porto de São Francisco, na baía de Babitonga.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) com base no mapa acima.
A área assinalada com o número 1 corresponde ao planalto, levemente inclinado para leste, onde se destacam as formações vegetais da Floresta Latifoliada Subtropical. É a área de mais recente colonização de Santa Catarina.
Na área assinalada com o número 2, encontram-se as formações pré-cambrianas, um relevo acidentado pela formação de serras e a presença do maior rio totalmente catarinense. Nesta área está situado um importante polo industrial têxtil.
A área assinalada com o número 3 corresponde ao planalto de Lages e foi ocupada a partir do caminho dos tropeiros provenientes de São Paulo em direção ao Rio Grande do Sul.
A área assinalada com o número 4 corresponde à área de expansão da colonização eslava, proveniente do Paraná. No passado, teve papel destacado na produção de erva-mate.
Da área assinalada com o número 5 partiram, no século XVIII, aqueles que fundariam a cidade de Porto Alegre (RS), tendo em vista o excedente populacional existente.
A área assinalada com o número 6 destaca-se pela ocupação de pessoas provenientes da Península Itálica, no sul da Europa, em virtude da forte crise econômica pela qual passava aquela região.
A neve que ocorreu no início desta semana, 22 e 23 de julho de 2013, já foi confirmada em pelo menos 96 cidades de Santa Catarina até o momento, o que representa cerca de 32% dos municípios do Estado. Além da neve, também foi registrada em muitos municípios a ocorrência da chuva congelada. Este evento de neve em SC pode ser considerado histórico pela espacialidade e abrangência do fenômeno.
Disponível em: <http://deolhonotempo.com.br/site/neve-ampla-atinge-um-terco-de-santa-catarina/> [Adaptado] Acesso em: 30 jul. 2013.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
A área de abrangência da ocorrência de neve corresponde ao Escudo Cristalino e ao Planalto Ocidental Catarinense.
Considerando as informações contidas no mapa acima, a porção oriental de Santa Catarina foi a menos afetada pela ocorrência de neve.
A neve ocorreu somente na área limítrofe entre Paraná e Santa Catarina.
A neve, a geada e a chuva negra são classificadas como precipitações superficiais, consideradas benéficas, sobretudo para a agricultura de plantation.
O resfriamento do ar durante a noite faz com que o vapor de água irradiado da Terra se condense à superfície, originando a neve.
Complexos Econômicos Regionais de Santa Catarina
Sobre as atividades econômicas desenvolvidas no estado de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O Planalto Serrano é marcado por empresas voltadas ao setor mineral.
O setor agroindustrial tem forte desenvolvimento no Oeste do estado.
Devido à sua formação social, o estado de Santa Catarina apresenta grande homogeneidade econômica.
No Vale do Itajaí, destaca-se a indústria têxtil.
Na região da Grande Florianópolis e nas cidades de Blumenau e Joinville, há estímulos para as atividades ligadas às empresas de base tecnológica, inclusive com a criação de incubadoras tecnológicas.
O setor pesqueiro está mais concentrado no sul do estado, destacando-se as cidades de Criciúma e Tubarão.
Analise as proposições em relação ao subsolo e ao solo catarinenses.
I. Em Santa Catarina tem-se a terceira maior reserva de argila cerâmica do país. II. O Estado possui a maior reserva de carvão mineral para siderurgia do Brasil. III. A terceira maior reserva de quartzo do Brasil fica em Santa Catarina. IV. A maior reserva de fluorita do Brasil está localizada em solo catarinense. V. Santa Catarina está entre os cinco maiores produtores de fosfatos naturais do Brasil.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Observe o mapa que apresenta as mesorregiões do Estado de Santa Catarina.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_mesorregiões_de_Santa_Catarina, acessado em: 30/08/2015
Associe as colunas, com base na leitura do mapa.
(I) Mesorregião nº 4, formada por 02 microrregiões. (II) Mesorregião nº 2, formada por 03 microrregiões. (III) Mesorregião nº 6, formada por 04 microrregiões. (IV) Mesorregião nº 3, formada por 05 microrregiões. (V) Mesorregião nº 5, formada por 03 microrregiões.
( ) Região altamente industrializada, onde fica a maior cidade do Estado, Joinville, com mais de 550.000 habitantes (2013). ( ) Na região ficam as cidades mais frias do Brasil, e é comum ocorrer geada intensa e também, ocasionalmente, queda de neve durante o inverno. ( ) É a região mais alemã do Brasil. ( ) A região é caracterizada, em sua maior parte, pela presença da Floresta Ombrófila Mista, seguida da Floresta Estacional Decidual. ( ) É a região mais italiana do estado.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
I – II – V – III e IV
II – I – III – IV e V
V – III – IV – II e I
IV – V – I – II e III
V – IV – III – II e I
Geologicamente, o Oeste catarinense é caracterizado pela presença de:
formação sedimentar do período Quaternário.
dobramentos antigos da era Pré-Cambriana.
formação sedimentar da era Paleozoica.
rochas ígneas e metamórficas do período Terciário.
rochas ígneas e sedimentares da era Mesozoica.
Sobre o estado catarinense, todas as alternativas estão corretas, exceto:
Santa Catarina é um estado grande produtor de cebola, pinhão, erva-mate e maçã, sendo que o oeste destaca-se na criação de suínos e aves que impulsiona a agroindústria, além da cerâmica, da indústria têxtil e da metal mecânica localizadas na região entre o Litoral e a Encosta das serras do Mar e Geral.
A região turística conhecida como Costa Verde e Mar apresenta o movimentado Balneário Camboriú com ótima infraestrutura hoteleira, de comércio e de serviços, além de Itajaí e Navegantes com seus portos e outras cidades como Penha e Bombinhas com suas águas cor verde-esmeralda.
As correntes migratórias que moldaram a ocupação do território catarinense com uma rica diversidade de costumes ocorreram somente a partir do século XIX, pois até essa data a região era povoada por indígenas, quando chegaram inicialmente os alemães, os italianos, os poloneses, dentre outros, os quais se instalaram pelo litoral. Vieram depois os açorianos portugueses, os negros africanos, os árabes (sírios e libaneses) e os orientais (japoneses).
Os sistemas atmosféricos que agem no estado são controlados pela ação de massas de ar quentes (tropicais) e frias (polares) e as condições do tempo dependem da atuação das massas de ar provenientes dessas duas regiões: a massa Tropical Atlântica e a massa Polar Atlântica, responsáveis pelas chuvas frontais.
Com cerca de 95.000 km², Santa Catarina apresenta 6.248.436 habitantes de acordo com o IBGE/2010. O estado é agraciado pelas condições naturais da sua terra, expressas na paisagem, nos sotaques e culturas.
Sobre o estado catarinense, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A presença das serras Geral e do Mar é responsável pelas duas vertentes das bacias hidrográficas em Santa Catarina: a do Interior, onde encontramos a mata de Araucária e campos; e a do Atlântico, com rios que abastecem a maioria dos catarinenses.
As cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú são os principais destinos turísticos no verão catarinense e, no Vale do Itajaí-Açu, cidades como Blumenau, sede da famosa Oktoberfest, Brusque, da Fenarreco e Pomerode, têm na herança cultural dos imigrantes europeus a grande marca da região.
A diferenciação de gênese entre o litoral e vales florestais da vertente do Atlântico e a do planalto catarinense produziu dois polos econômicos distintos em Santa Catarina: um metal-mecânico, tecnológico, moveleiro e naval no primeiro; e alimentício, vestuário, papel, cerâmico e carbonífero no segundo.
A imigração europeia em Santa Catarina a partir do século XIX, ao se estabelecer em pequenas propriedades, promoveu a colonização dos vales fluviais e das áreas florestais, modificando as características naturais e imprimindo um dinamismo à região.