Lista de exercícios sobre a História de Santa Catarina. Ler artigo História de Santa Catarina.
Em relação à história de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que:
durante a Revolução Federalista muitas lideranças políticas foram executadas na Ilha de Anhatomirim.
durante o governo Vargas, as colônias alemãs e italianas experimentaram expressiva consolidação em função do apoio dado pelo Estado Novo.
as indústrias alimentícias e o agronegócio se consolidaram em Santa Catarina, especialmente através da contribuição do latifúndio.
na história da arte destaca-se Victor Meirelles, autor do conhecido quadro “A Primeira Missa no Brasil”.
o político Nereu Ramos destacou-se no cenário nacional, colocando-se abertamente ao lado dos imigrantes alemães e seus descendentes.
considerando a sua pequena extensão territorial, a economia extrativista da madeira e da erva-mate foi inexpressiva para a economia catarinense
a Oktoberfest de Blumenau tornou-se forte destino turístico, especialmente após a grande enchente de 1983 no vale do Itajaí-Açu.
Sobre a história de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que:
Florianópolis, capital do estado, tem seu nome em homenagem a Floriano Peixoto, único presidente da República nascido em Santa Catarina.
em meados do século XVIII, o Conselho Ultramarino Português resolveu promover a imigração para o sul do Brasil, incluindo o litoral catarinense, de famílias originárias do Arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira.
a colonização europeia e a configuração agrária, baseadas na pequena propriedade familiar, garantiram a Santa Catarina a assinatura da abolição da escravatura quase três décadas antes do restante do país.
Nossa Senhora do Desterro tinha nos escravizados, cuja mão de obra era empregada tanto nos engenhos de farinha quanto na pesca da baleia pelas armações baleeiras, um grande percentual de sua população no século XIX.
durante o período da ditadura civil-militar, o MDB não conseguiu visibilidade política no cenário catarinense, pois a ARENA convergiu para sua estrutura interna todas as principais forças políticas estaduais.
as companhias colonizadoras, ao promover a migração para o oeste de Santa Catarina, estabeleceram políticas de demarcação de terras e assentamentos para as sociedades indígenas que ocupavam a região.
Assinale a alternativa correta em relação aos conflitos de terra em Santa Catarina.
Durante a Guerra do Contestado, a sede da República Catarinense foi Chapecó, daí a importância histórica desta região no Estado.
A República Juliana foi a ocupação de Lages pelos farroupilhas gaúchos, cujo conflito extravasou do Rio Grande do Sul para Santa Catarina.
A Revolução Federalista ocorreu no Extremo Oeste de Santa Catarina, envolvendo os fanáticos religiosos (os monges João Maria e José Maria) e os proprietários das terras.
A Guerra do Contestado foi uma disputa de terras envolvendo Santa Catarina e Paraná.
A Guerra dos Farrapos, no estado catarinense, teve o nome de Revolta Armada e se associou às disputas de terra entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A evolução do processo histórico catarinense foi marcada por múltiplas determinações de ordem natural e humana, responsáveis pela estrutura socioeconômica que caracteriza o estado.
Sobre Santa Catarina, analise as afirmações a seguir.
I - A partir da vila de São Paulo, homens de posse deslocam-se com escravos e agregados pelo litoral, na segunda metade do século XVIII, fundando ao longo da costa núcleos como São Francisco do Sul (1658), Desterro (1673) e Laguna (1676), no atual litoral de Santa Catarina. II - O avanço dos fluxos de povoamento pelas vastas extensões do planalto no sul do Brasil fez-se através das manchas de campos que, a partir de São Paulo, serviram de pontos de parada para descanso e alimentação do gado e dos tropeiros, responsáveis em Santa Catarina pelo surgimento de cidades como Lages. III - Ao iniciar o Brasil independente, os vales fluviais da vertente do Atlântico começam a ser ocupados por imigrantes europeus a partir de 1829 quando estabelecem São Pedro de Alcântara e, anos depois, Blumenau e Brusque, no vale do Itajaí, além de Joinville no nordeste catarinense e de novas frentes que fundam colônias menores. IV - A bacia do rio Itajaí-Açu sofre constantes inundações motivadas pela configuração da bacia, pela alta declividade de alguns cursos d’água que nascem na serra Geral e pela baixa declividade que existe desde Blumenau até a foz, além da alteração na vegetação e da ocupação desenfreada de encostas e de solos urbanos. V - O caminho dos Príncipes é um roteiro turístico catarinense importante que preserva costumes e tradições dos imigrantes alemães, com destaque para Lages, cidade e polo industrial importante, onde são realizadas a Festa do Pinhão e da Maçã, sendo tal roteiro um ótimo destino para quem aprecia as águas termais existentes em vários municípios.
Todas as afirmações corretas estão em:
II - III - IV
III - V
III - IV - V
IV - IV