A dor de cabeça é considerada uma das dores mais freqüentes e comuns. Quando acontece alguma situação de estresse, emoção, transtorno, período menstrual, tristeza ou alegria, o primeiro sinal é a dor de cabeça.
Cada pessoa apresenta um tipo diferente de dor, alguns sentem agulhadas, outros pontadas, pressão ou dor em forma de peso na cabeça e ainda muitas vezes não é possível definir o tipo da dor.
Estudos recentes comprovam que os alimentos também são grandes responsáveis por casos de enxaqueca. É preciso considerar que o organismo de cada pessoa age de forma diferente sobre os alimentos, por isso, existem vários alimentos considerados vilões para o desencadeio de dores de cabeça em determinadas pessoas.
Na grande maioria das vezes as dores são causadas devido à constrição dos vasos sanguíneos da cabeça, gerando a dor. Devido a isso, é importante citar quais são os alimentos considerados vilões para o aparecimento de dores de cabeça:
- Alimentos, que contenham substância do grupo amina, em especial a tiramina presente em iogurtes, passas, figo, e em maior quantidade nos vinhos tintos, queijos em geral e carnes defumadas. O tão delicioso chocolate também tem grande influência para o começo de enxaquecas, com exceção do chocolate branco, pois, não possui tiramina;
- Bebidas alcoólicas em geral;
- Cafeína, presente no café, coca-cola e chás;
- Nozes, castanhas e similares;
- Frutas cítricas: limão, laranja, abacaxi, assim como outras frutas, a banana, ameixa e abacate;
- Vegetais, como: feijão, vagem e cebola;
- Alimentos que possuem trigo e fermento, entre eles, pães, bolos e bolachas;
- Alimentos ou pratos muito gordurosos.
A partir de todas essas dicas perceba quais alimentos podem desencadear dores de cabeça em seu organismo. Cuide bem da sua saúde, faça as combinações adequadas e assim evite as tão incômodas dores de cabeça.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/saude/alimentacao-e-dores-de-cabeca/