Alimentos detergentes são aqueles que agem como detergentes durante a mastigação auxiliando na limpeza bucal, eliminação de cáries e placas. Esses alimentos são, na sua maioria de consistência firme, possuem pouco teor de açúcar e muitas fibras que são de difícil deterioração durante a mastigação.
O atrito dos dentes decorrentes do ato de mastigar ajuda a remover de modo superficial, resíduos e bactérias que se localizam na placa. A riqueza desses alimentos em fibras proporciona um considerável aumento da produção de saliva e elevam o pH da boca, o que reduz a acidez.
Esses alimentos não substituem o uso da escova de dente, do fio dental ou do anticéptico bucal, somente auxiliam na higienização da boca. Alguns deles: mamão, cenoura, maçã, pêra e chiclete sem adição de açúcar.
Outros alimentos também tem essa função, são eles: pepino, acelga e o aipo, além das nozes e castanhas. Os alimentos que danificam os dentes são ricos em carboidratos e açúcar, fermentam na boca formando ácidos que aumentam a produção de cáries. Com a diminuição desses alimentos “vilões”, além de obter uma boca mais saudável podemos diminuir a quantidade de calorias e assim conservar hábitos mais saudáveis.
Bibliografia:
<http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/alimentos-auxiliam-higienizacao-boca-470549.shtml> Acesso em: 10/04/10
<http://imirante.globo.com/noticias/pagina233315.shtml> Acesso em:10/04/10
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/saude/alimentos-detergentes/