Por Marcelo Oliveira
Por toda a extensão da coluna vertebral existem curvaturas, conhecidas por lordose, nas regiões cervical e lombar, e cifose, nas regiões torácica e sacrococcígea. As curvaturas da coluna são definidas durante o crescimento de uma pessoa, variando sua amplitude de indivíduo para indivíduo.
As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, que podem sofrer deformações devido à má postura, gerando a hipercifose, uma patologia considerada típica da adolescência e de pessoas introspectivas. Isso ocorre porque a postura incorreta causa uma curvatura acentuada na coluna, deixando o indivíduo com os ombros projetados para frente e o dorso arredondado.
O indivíduo com hipercifose possui um arqueamento das costas, que surge gradativamente, com ou sem dor, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral. A hipercifose torna os músculos da região torácica fortes e curtos, o que ocasiona o surgimento da corcunda.
As causas principais são a má postura (dorso curvo juvenil), a doença de Scheuermann (Cunhamento vertebral >5º), problemas neuromuscular (paralíticas) ou congênitos (mal formação), problemas inflamatórios causados por Osteomielites, e pós traumas oriundos de fraturas e osteoporose.
Geralmente, a curvatura acentuada na coluna do indivíduo não é percebida por ele, mas por seus familiares e amigos, podendo ser confirmada através de diagnótico baseado em radiografias da mesma.
Dependendo da origem da deformação, o tratamento pode variar de exercícios fisioterápicos, uso de colchões mais firmes, coletes ortopédicos e palmilhas posturais; até sessões de Reeducação Postural Global (RPG), método baseado na manipulação de vértebras e membros.
No primeiro caso, a fisioterapia, o colchão, o colete e a palmilha são empregados na correção postural, cada qual com sua aplicação e complementando-se uns aos outros. O colete, por exemplo, deve ser usado até se completar o crescimento do indivíduo, enquanto que as palmilhas posturais incrementam o tempo e a eficácia do tratamento.
O RPG, por sua vez, visa a liberação e o alongamento total dos músculos encurtados com o passar dos anos e que causam os devios posturais. O RPG tem suas manipulações sincronizadas com uma respiração específica para cada caso.
O tratamento para a hipercifose só é eficaz até os 15 anos de vida, por meio da fisioterapia, para o relaxamento muscular, e coletes em casos da curvatura muito acentuada, acima de 40°. Em casos raros também é usado o recurso da cirurgico. Nos idosos a hipercifose está associada à osteoporose. Todavia, em todos os casos a deformação é devidamente identificada e proscrito o tratamento ideal para ela.
Leia também:
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/saude/cifose/