Passar muito tempo sentado diante da TV parece divertido, mas é ruim para a sua saúde. Além dos riscos à circulação, dores nas costas e degeneração muscular, você também é ameaçado pelo hábito de comer enquanto se distrai. Assim como tudo na vida, TV não é ruim em si. É uma questão de medida. Veja abaixo três pontos em que a telinha faz mal para a sua vida:
Conteúdo deste artigo
Alimentação no automático
Ao se alimentar enquanto faz outras atividades, você não consegue controlar quando come. Como resultado, a tendência é que se coma demais sem perceber. É como se seu corpo passasse a funcionar no piloto automático, só que totalmente desregulado – e o pior, ainda existe a chance de ir pegar mais um copo de refrigerante com alto teor de açúcar na hora do intervalo comercial.
Descontrole de tempo
Apesar de muitos jovens sempre usarem a “falta tempo” como desculpa para deixar de lado a prática de esporte, o argumento cai por terra quando se descobre que brasileiro passa em média 3 horas e 29 minutos por dia assistindo TV, segundo os dados de uma recente pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O número se torna ainda mais preocupante quando comparado à recomendação de 1 hora diária de atividade física moderada a vigorosa diariamente feito pela Organização Mundial de Saúde.
Doenças do sofá
Estudos recentes ainda afirmam que ficar sentado por longas horas pode alterar o metabolismo. Em algumas pessoas, os resultados são preocupantes. O hábito pode acabar em obesidade, doenças cardíacas, diabetes e outros problemas crônicos.
E agora?
Diminuir o tempo dedicado à sua série de TV favorita ou ao videogame é tão importante quanto praticar esporte ou atividade física de modo regular. Mas, lembre-se: praticar exercício físico traz inúmeros benefícios como redução de sintomas de depressão e ansiedade e melhora do seu humor. Além disso, você ganha um forte aliado na luta para perder peso e deixa seu corpo longe de doenças. A TV não é inimiga, mas não pode ser tão presente na sua vida.