Conheça três razões para ver menos TV e melhorar sua saúde

Por Ministério da Saúde
Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Passar muito tempo sentado diante da TV parece divertido, mas é ruim para a sua saúde. Além dos riscos à circulação, dores nas costas e degeneração muscular, você também é ameaçado pelo hábito de comer enquanto se distrai. Assim como tudo na vida, TV não é ruim em si. É uma questão de medida. Veja abaixo três pontos em que a telinha faz mal para a sua vida:

Alimentação no automático

Ilustração: Myvector / Shutterstock.com

Ilustração: Myvector / Shutterstock.com

Ao se alimentar enquanto faz outras atividades, você não consegue controlar quando come. Como resultado, a tendência é que se coma demais sem perceber. É como se seu corpo passasse a funcionar no piloto automático, só que totalmente desregulado – e o pior, ainda existe a chance de ir pegar mais um copo de refrigerante com alto teor de açúcar na hora do intervalo comercial.

Descontrole de tempo

Apesar de muitos jovens sempre usarem a “falta tempo” como desculpa para deixar de lado a prática de esporte, o argumento cai por terra quando se descobre que brasileiro passa em média 3 horas e 29 minutos por dia assistindo TV, segundo os dados de uma recente pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O número se torna ainda mais preocupante quando comparado à recomendação de 1 hora diária de atividade física moderada a vigorosa diariamente feito pela Organização Mundial de Saúde.

Doenças do sofá

Estudos recentes ainda afirmam que ficar sentado por longas horas pode alterar o metabolismo. Em algumas pessoas, os resultados são preocupantes. O hábito pode acabar em obesidade, doenças cardíacas, diabetes e outros problemas crônicos.

E agora?

Diminuir o tempo dedicado à sua série de TV favorita ou ao videogame é tão importante quanto praticar esporte ou atividade física de modo regular. Mas, lembre-se: praticar exercício físico traz inúmeros benefícios como redução de sintomas de depressão e ansiedade e melhora do seu humor. Além disso, você ganha um forte aliado na luta para perder peso e deixa seu corpo longe de doenças. A TV não é inimiga, mas não pode ser tão presente na sua vida.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!