Joanete

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde, Sistema Esquelético
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Joanete é o nome popular do hallux valgus, que é um desvio lateral acentuado do primeiro pododáctilo, o hálux, mais conhecido como dedão do pé.

Ilustração: stihii / Shutterstock.com

Existem dois fatores principais que estão associados ao surgimento do joanete: o histórico familiar da patologia e o uso inadequado de calçados com saltos finos e pontas estreitas. Todavia, pode ser causada também pelo excesso de peso.

Estima-se que aproximadamente 33% da população urbana apresentem algum grau de deformidade. Entre indivíduos que não possuem o hábito de usar calçados fechados, a incidência cai consideravelmente, ficando ao redor de apenas 2% da população.

A dor e o incomodo são agudos, e os tratamentos convencionais impedem que o problema evolua, mas não o curam, sendo, deste modo, necessária a intervenção cirúrgica.

Nos últimos anos, a cirurgia para remoção do joanete sofreu diversas modificações. Além das técnicas modernas serem mais eficazes, dispensa o uso de gesso, facilitando assim, a recuperação pós-operatória. Todavia, o procedimento exige algumas medidas e o uso de calçados fechados só pode ocorrer após 40 dias de realizada a cirurgia. Neste intervalo, o paciente pode utilizar apenas um calçado apropriado que proporciona apoio somente no calcanhar.

O procedimento cirúrgico é realizado com sedação e um bloqueio local na região do pé e do tornozelo, dispensando deste modo, o uso de anestesia geral ou na coluna. Existem mais de uma centena de técnicas cirúrgicas para a correção dessa patologia, sendo que a técnica deve ser escolhida de acordo com cada caso.

As chances da cirurgia não ser bem sucedida são mínimas, pois desde que o procedimento cirúrgico seja realizado corretamente e o paciente siga as recomendações pós-operatórias, provavelmente não haverá complicações.

Após a cirurgia, além de evitar o uso de sapatos fechados é necessário também evitar caminhadas desnecessárias, pois estas aumentam o edema, provocando dor e, consequentemente, retardando a recuperação.

Fontes:
Foto: http://confissoesdeumabailarina.blogspot.com/2010/12/joanetes.html
https://web.archive.org/web/20120504132710/http://www.santalucia.com.br:80/ortopedia/joanete-p.htm
https://web.archive.org/web/20090504040755/http://www.clinicadope.net:80/detalhe_texto.php?id_foto=105
http://www.fiquelinda.com.br/cirurgia-plastica/773-joanete.html
http://www.copacabanarunners.net/joanetes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hallux_valgus

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!