Lipossoma de Girassol

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O lipossoma de girassol é um novo tipo de tratamento utilizado para eliminar gorduras localizadas.

Este tipo de tratamento foi lançado em setembro de 2008, substituindo a Lipostábil, proibido pela Anvisa, tornando-se, desde então, um conceito em redução de gordura localizada. Trata-se de um procedimento não indolor e não invasivo, o qual utiliza enzimas extraídas do girassol, que em 10 a 15 sessões é capaz de diminuir medidas significativamente.

Este procedimento pode ser realizado em qualquer época do ano, sendo habitualmente utilizado em regiões que tendem a acumular gordura, como abdômen, culotes, região supra-púbica, região próxima ao joelho e próximo às axilas.

A aplicação desta enzima inicia-se com a higienização da área que será tratada, aplicando-se, em seguida, com uma seringa, o produto por várias partes das regiões pré-determinadas. Tipicamente, associa-se esta técnica com outras, como drenagem linfática, carboxiterapia, endermologia e ultra-som para alcançar resultados ainda melhores.

Contudo, ainda não há um consenso quanto à eficiência e segurança da técnica. Entidades do Conselho Regional de Medicina (CRM), Anvisa e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Dermatologia não aprovam a realização deste tipo de procedimento.

Profissionais de estética que utilizam este procedimento relatam que a enzima extraída do girassol quebra a gordura e, por conseguinte, é eliminada junto à urina sem sobrecarregar os rins e outros órgãos. Contudo, a Anvisa não reconhece e não registra com os nomes “enzimas ou lipossoma de girassol” produtos para a redução de gordura localizada e informa que cada estado é que deve fiscalizar e notificar possíveis problemas no uso dessa substância. O CRM e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Dermatologia afirmam que não há evidências da eficácia do produto como redutor de medidas.

Fontes:
http://www.portalnetbelle.com.br/index.php/especial/78-especiais/804-lipossoma-de-girassol.html
http://www.dermatologia.net/novo/base/noticias/girassol.shtml
http://www.tuasaude.com/lipossoma-de-girassol/
http://www.mulherbeleza.com.br/estetica/lipossoma-de-girassol/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!