A metrorragia, também conhecida como hemorragia uterina, ou ainda uterorragia, é o termo utilizado para nomear a ocorrência de sangramentos uterinos acíclicos, ou seja, que ocorrem fora do período menstrual. Caso o sangramento ultrapasse 14 dias, passa a ser chamado de menometrorragia.
Esta condição costuma afetar mulheres acima dos 40 anos de idade e dentre as diversas causas da mesma estão:
- Disfunção hormonal;
- Neoplasias do endométrio;
- Miomas uterinos;
- Gestação extrauterina;
- Polipose;
- Hiperplasia endometrial;
- Sangramento da ovulação;
- Sangramento durante o uso de pílula anticoncepcional;
- Uso de dispositivo intrauterino (DIU);
- Lesão de vasos sanguíneos;
- Sangramento pela implantação do embrião;
- Sangramento após a menopausa.
Nos casos metrorragia, é importante procurar um ginecologista para fazer a investigação da causa da hemorragia uterina, que é feita por meio de exames ginecológicos, ultrassonografia pélvica, e exames laboratoriais para, por conseguinte, programar o tratamento adequado.
O tratamento depende da causa do problema. Podem ser prescritos antibióticos no caso de infecções, medicamentos à base de hormônios para fazer uma regulação hormonal e remoção do DIU, quando este for a causa do sangramento. Além disso, existe uma técnica nova, chamada de ablação de endométrio por histeroscopia, que é capaz de diminuir o sangramento uterino anormal, sem a necessidade de remoção do útero. Contudo, em certos casos, como neoplasias, pode ser necessário realizar a histerectomia (ressecção cirúrgica do útero).
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metrorragia
http://www.histeroscopiacriciuma.com/2011/10/metrorragia-menorragia.html
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/saude/metrorragia/