Período de incubação do novo coronavírus

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Período de incubação é um termo muito usado para doenças transmissíveis e compreende o intervalo de tempo entre a infecção inicial e o início dos primeiros sinais e sintomas. Esse período varia de um microrganismo para outro e depende também da virulência, que é a capacidade do agente infeccioso de produzir casos graves e fatais, da carga do microrganismo patogênico (a quantidade de organismos que entraram no corpo) e da resistência do hospedeiro.

Quanto mais virulento um organismo, maior é capacidade de causar infecção que ele possui. Se o sistema imunológico do hospedeiro for competente (imunocompetente), o microrganismo terá dificuldade de causar a doença. Ao contrário, se for um indivíduo imunodeprimido, mais fácil será para o microrganismo se instalar e causar a doença.

O período de incubação fornece também, informações sobre a dinâmica da transmissão da doença. Essas informações facilitam a aplicação de medidas de controle como quarentena e isolamento social. Fornecem também subsídios que auxiliam no diagnóstico da doença, baseados nos sintomas e na história clínica dos pacientes.

Período de incubação do SARS-CoV-2 e pandemia da covid-19

A pandemia da covid-19 vem impondo restrições em todo o mundo. Por outro lado, os cientistas têm estudado a doença e o agente com uma velocidade recorde para compreendê-la e melhorar o tratamento. Em termos gerais, um indivíduo sintomático, ou seja, que possui os sintomas de uma doença, pode transmiti-la para outras pessoas. Mas na Covid-19 foi descoberto que indivíduos levemente sintomáticos ou mesmo assintomáticos também podem transmiti-la, pois o vírus está ativo e se multiplicando no organismo.

O período de incubação do novo coronavírus pode levar até 14 dias. Ilustração: krissikunterbunt / Shutterstock.com

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da COVID-19 esse intervalo entre a infecção pelo vírus e o início dos sintomas (quando presentes), varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de cinco dias. É recomendado que o paciente positivo para COVID-19 fique em quarentena por 14 dias, mesmo que esteja assintomático. Sabendo-se o período de incubação da doença é possível entender a dinâmica da doença e permitir que sejam implementadas estratégias de contenção, para se evitar a disseminação da enfermidade para toda a população.

O conhecimento do período de incubação das doenças é uma ferramenta epidemiológica poderosa para se entender a cadeia de transmissão da doença e conseguir limitar a sua transmissão.

Bibliografia:

Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus? Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/qual-e-o-tempo-de-incubacao-do-novo-coronavirus Acessado em 20/11/2020.

Módulo de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades (MOPECE). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/modulo_principios_epidemiologia_2.pdf Acessado em 20/11/2020.

Período de incubação de Coronavirus. Disponível em: https://www.news-medical.net/health/Coronavirus-Incubation-Period-(Portuguese).aspx Acessado em 20/11/2020

 

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!