Por que o coronavírus é altamente transmissível?

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Coronaviridae é uma família de vírus de RNA de fita única, com um envelope composto por gordura e proteína. Infectam homens e animais e possuem grande variabilidade genética. O coronavírus ou SARS-CoV-2, como é cientificamente conhecido, foi descoberto no fim de 2019, na China, quando infectou vários indivíduos que frequentavam um mercado local. Rapidamente se espalhou, causando uma pandemia conhecida como COVID-19, que paralisou o mundo todo, semelhante ao que ocorreu com a gripe espanhola, do início do século XX.

Os sintomas se assemelham a uma gripe comum e incluem febre, dor no corpo e de cabeça, tosse seca, dificuldade para respirar. Alguns casos podem se agravar e necessitar de internação e também suporte respiratório. Muitos indivíduos contaminados são assintomáticos, mas com o vírus ativo no organismo, e pode ocorrer a transmissão caso as medidas sanitárias não sejam cumpridas.

Transmissão

Ocorre de pessoa para pessoa, que estejam a menos de 1 metro uma da outra, e pode ser de forma continuada. Através do espirro, tosse, gotículas de saliva, catarro ou contato pessoal próximo como abraço ou aperto de mão, com indivíduos contaminados, ocorre a infecção. Outra forma de transmissão ocorre pelo contato com objetos e superfícies contaminadas. Ao tocarem esses locais e levarem a mão aos olhos, nariz e boca, as pessoas podem se infectar.

Estudos indicam que o vírus permanece viável em superfícies por até 5 dias. O período de incubação do vírus é de 5 dias, e em alguns casos podem chegar a 12 dias. Ao invadir o corpo humano, o vírus se liga a uma proteína que está presente na superfície de células de alguns órgãos como pulmão, coração, rins e intestino. A partir daí, ele consegue entrar na célula e usa todo o maquinário celular para criar várias cópias de si mesmo. Ao final deste processo, a célula se rompe e libera novos vírus, que vão infectar novas células, agravando a infecção.

Transmissibilidade do coronavírus

Existem estudos que relatam que a maior taxa de transmissibilidade do coronavírus ocorre dois dias antes dos sintomas se manifestarem nos indivíduos e duram por volta de sete dias após o aparecimento destes. Em termos evolutivos, para o vírus, essa demora no aparecimento dos sintomas é importante. Pois, assim, ele consegue se disseminar para outras pessoas livremente, aumentando a sua transmissibilidade e a sua sobrevivência.

Isso se explica pelo fato de que o indivíduo infectado só vai procurar ajuda médica e fazer a quarentena quando os sintomas aparecerem. E se os sintomas não aparecerem, o indivíduo vai transmitir o vírus sem saber. Outro fator que facilita a transmissibilidade do coronavírus é que a doença afeta os indivíduos de forma diferente. Em alguns, ocorre uma infecção severa que pode levá-los a precisarem de internação e ventilação mecânica. Em outros, os sintomas, quando presentes são leves.

Por ser um vírus novo, não existe defesa natural contra ele no organismo humano. O organismo tem que produzir a defesa contra o vírus do zero, e nesse meio tempo, o vírus continua a se multiplicar nas células, aumentando a chance de ser transmitido para mais pessoas.

Como o vírus é altamente transmissível, se não houver o cumprimento das medidas sanitárias, o vírus continuará a se espalhar, infectando novos indivíduos ou infectando novamente quem já contraiu a doença. Por isso é importante o uso de máscara, a desinfecção das mãos com álcool gel ou água e sabão e manter distância de pelo menos 1 metro das pessoas e evitar aglomerações.

Bibliografia:

Evolução do coronavírus: por que causador da covid-19 se comporta como doença sexualmente transmissível. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53108446 Acessado em 16/11/2020.

Transmissão do Coronavírus. Disponível em: https://dasa.com.br/blog-coronavirus/transmissao-coronavirus Acessado em 16/11/2020.

Transmissibilidade. Disponível em: https://www.dicio.com.br/transmissibilidade/ Acessado em 16/11/2020.

Por que  o novo coronavírus consegue se propagar com tanta eficiência. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52110672 Acessado em 16/11/2020.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!