Síndrome metabólica

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Síndrome metabólica é o termo que se refere a um grupo de fatores de risco ou fatores que levam a um aumento das chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e/ou diabetes mellitus tipo II.

Este conjunto de doenças correspondentes à síndrome metabólica tem como base a resistência insulínica. Esta última trata-se de um hormônio que possui como função a remoção da glicose do sangue, encaminhando-as às células do organismo. Além disso, a insulina participa do metabolismo dos lipídios. Deste modo, a resistência insulínica consiste na dificuldade do hormônio em questão exercer suas funções.

As manifestações clínicas desta síndrome resultam da dificuldade encontrada pela insulina de atuar no organismo. Dentre a sintomatologia estão:

O diagnóstico é estabelecido quando pelo menos três destas manifestações estão presentes:

A principal forma de combater os sintomas gerados pela síndrome metabólica é por meio de uma mudança de hábitos de vida, como a adoção de uma dieta mais saudável, prática de atividade física regular, controle de peso e suspensão do uso de tabaco. O uso de certos fármacos pode ser necessário para controlar a hipertensão e os níveis de colesterol.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_metab%C3%B3lica
http://www.endocrino.org.br/sindrome-metabolica/
http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/sindrome-metabolica/
http://www.portalendocrino.com.br/obesidade_sindrome.shtml
http://www.telessaudebrasil.org.br/lildbi/docsonline/6/6/066-Sindrome_Metabol_Trat_Nao_Farmaco_Reducao_Risc_Cardio.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!