Sonorexia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A sonorexia, termo que faz analogia à anorexia (distúrbio no qual o indivíduo não se alimenta, ou o faz pouco), é definida como a privação de sono por vontade própria da pessoa, passando a ficar muitas horas ou até mesmo dias sem dormir, em consequência de uma exigência social ou profissional.

É cada dia mais comum encontrarmos indivíduos portadores deste mal no mundo moderno, em indivíduos de todas as faixas etárias, pois o tempo imposto pelo trabalho, estudo e lazer, quando somados, ultrapassa as 24 horas que compõem um dia. No entanto, ficar mais de 17 horas seguidas sem dormir pode levar a problemas semelhantes aos apresentados por uma pessoa alcoolizada, fato perigoso, especialmente se ao indivíduo vai dirigir, uma vez que aproximadamente 30% dos acidentes são causados por dormir ao volante.

Sabe-se que é durante o sono que o cérebro solidifica o aprendizado, guarda a memória, além de haver um descanso muscular total. Quando o indivíduo se priva do sono, este ciclo de descanso e consolidação do aprendizado fica prejudicado, deixando a pessoa sonolenta e cansada nos próximos dias.

Estudos revelam que a falta do sono ocasiona microlesões cerebrais que são irreversíveis, causando comprometimento do aprendizado. Contudo, ao passo que o tempo de sono perdido é recuperado, os efeitos e sintomas diminuem, mas não é possível recuperar todo o prejuízo causado.

Serviços noturnos de até 24 horas, como é o caso de academias, restaurantes, supermercados, dentre outros, nas grandes cidades, bem como televisão e computador são os grandes vilões para se adquirir a sonorexia, pois, além do prejuízo no aprendizado e do comprometimento da memória, esta mania pode levar ao envelhecimento precoce, hipertensão, obesidade, diabetes e alteração de humor.

É importante ressaltar que o sono diurno não substitui o noturno com a mesma eficiência.

Fontes:
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/54/artigo63134-2.asp
http://www.tuasaude.com/sonorexia/
http://saude.culturamix.com/doencas/sonorexia
http://www.artigonal.com/medicina-artigos/voce-sabe-o-que-e-sonorexia-1824937.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!