Lista de questões de vestibulares sobre os suplementos alimentares. Ler artigo Suplementos Alimentares.
A tabela de informações nutricionais de um suplemento de vitaminas e minerais, que pode ser adquirido em um supermercado ou farmácia, traz, em geral, informações sobre a massa de cada nutriente presente em cada comprimido do produto. Estas massas são comumente associadas a índices denominados “valores diários de referência”, que correspondem à quantidade relativa do nutriente que um indivíduo deve ingerir diariamente para cumprir uma dieta que compreenda 2.000 kcal. Desta forma, um valor de 100% associado a um nutriente indica que um único comprimido é capaz de fornecer toda a massa do nutriente que deve ser ingerida por um indivíduo em um dia. A informação nutricional de um suplemento é mostrada na tabela abaixo, considerando as massas de nutrientes contidas em cada comprimido de massa 1,500 g:
Considerando os dados do enunciado e da tabela, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O conteúdo mineral do suplemento compreende apenas elementos do primeiro e do segundo períodos da tabela periódica.
Pode-se inferir que a quantidade de iodo que deve ser ingerida diariamente por um indivíduo saudável é menor que a quantidade diária de vitamina B9 que deve ser ingerida por este mesmo indivíduo.
Cada comprimido do suplemento é capaz de fornecer ao organismo 450 mg de metais alcalino-terrosos e 8,591 mg de elementos de transição.
Um indivíduo que ingerir, em um único dia, três comprimidos do suplemento terá ingerido 1,00 g de cálcio, o que corresponde a 100% da quantidade diária recomendada para ingestão deste elemento.
A quantidade de elementos não metais presentes em um único comprimido do suplemento corresponde a 0,266 mg, quantidade suficiente para suprir a necessidade diária de ingestão destes não metais.
O suplemento em questão possui, como minerais, elementos de transição, não metais e metais alcalino-terrosos.