A tensão pré-menstrual, mais conhecida pela sigla TPM, é uma síndrome que afeta as mulheres interferindo significativamente na vida destas. Caracteriza-se por um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que surgem nos dias que antecedem a menstruação, desaparecendo logo após sua chegada.
A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam as mulheres, de todas as idades, em nível biológico, psicológico e social.
As causas ainda não foram completamente elucidadas. Algumas mulheres podem ser mais sensíveis do que outras às alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Aparentemente, o estresse não causa a TPM, mas pode agravá-la. Atualmente acredita-se que a função fisiológica do ovário seja o responsável por principiar os sintomas dessa síndrome, alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) no sistema nervoso central.
Os sintomas mais comuns são:
- Desconforto abdominal;
- Retenção de líquido;
- Mastalgia (dor e aumento da sensibilidade das mamas);
- Cefaléia;
- Fadiga,
- Irritabilidade;
- Tensão;
- Variação de humor;
- Desejos de certos alimentos (como chocolate);
- Problemas de memória e concentração;
- Acne;
- Hipersensibilidade aos estímulos;
- Tonturas.
É importante a realização de um controle objetivo do ciclo menstrual, por meio de um diário, pelo período mínimo de dois ciclos. Outros transtornos como hiper ou hipotireoidismo, perimenopausa, enxaqueca, fadiga crônica, depressão, síndrome do intestino irritável, entre outras, devem ser descartadas.
Outros pontos que também devem ser observados: histórico, exame físico cuidadoso, avaliação endócrina ginecológica quando o ciclo menstrual é irregular, perfil bioquímico, hemograma e TSH para excluir condições médicas que podem exibir sintomas semelhantes aos da TPM.
O tratamento com fármacos é feito de acordo com cada paciente. Em diversas pesquisas realizadas, a maioria dos tratamentos medicamentosos têm se mostrado mais eficazes do que tratamentos placebo.
Existem umas medidas que ajudam a amenizar os sintomas da TPM como:
- Adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Pratique exercícios regularmente, durma bem, mantenha uma dieta saudável, não fume e encontre formas de driblar o estresse do dia-a-dia.
- Evite excesso de sal, fritura, cafeína, álcool, alimentos açucarados, especialmente no período pré-menstrual.
- Certifique-se de que está ingerindo a quantidade ideal de minerais e vitaminas.
Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?404
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_pr%C3%A9-menstrual
https://web.archive.org/web/20110105070926/http://www.drauziovarella.com.br:80/ExibirConteudo/1104/tensao-pre-menstrual
http://www.copacabanarunners.net/tensao-pre-menstrual.html