Tipos de teste de Coronavírus

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

COVID-19 é uma doença causada pelo SARS-CoV-2, também conhecido como Coronavírus, um retrovírus que possui o RNA ou ARN (ácido ribonucleico) como material genético. A doença é originária da China, e os primeiros casos ocorreram na cidade de Wuhan. Rapidamente o vírus se difundiu pelo restante da Ásia, Europa e Américas, forçando a Organização Mundial de Saúde declarar a COVID-19 uma pandemia. A doença é transmitida basicamente pelas gotículas de indivíduos contaminados e também pelo toque de superfícies contaminadas com o vírus. Nem todos os doentes apresentam sintomas, mas quando presentes, os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, coriza e variar de uma simples gripe a uma grave pneumonia. Perda de olfato e paladar tem sido relatado em pacientes sintomáticos. Existem várias formas de diagnóstico da doença, variando de testes rápidos de poucos minutos a testes mais específicos que podem demorar mais de um dia para o resultado final. Os testes para detecção da COVID-19 podem ser: molecular, que detecta a presença do RNA do vírus na amostra ou teste sorológico que identifica a presença de antígeno - moléculas que se ligam aos anticorpos - ou os próprios anticorpos, que são as moléculas responsáveis pela resposta imune, na amostra em estudo.

Diagnóstico por RT-PCR

É o teste padrão de referência (ou “padrão-ouro”) para a detecção do RNA do vírus na amostra estudada. É realizada a amplificação do ácido nucléico viral pela reação em cadeia de polimerase (PCR – Polymerase Chain Reaction). Deve ser realizado na primeira semana após o aparecimento dos primeiros sintomas, quando há uma grande quantidade de vírus no organismo. O resultado sai em cerca de 4 horas. O exame é feito coletando-se com um tipo de cotonete específico (“swab”) secreções da mucosa do nariz e da boca. A principal limitação do método é o custo mais alto em relação ao teste rápido.

Coleta de amostrar de secreções da mucosa nasal para realização de teste RT-PCR de coronavírus. Foto: zstock / Shutterstock.com

Testes sorológicos/imunológicos

São testes que detectam, ou não, a presença de anticorpos (do tipo IgM e IgG) na fase aguda e na fase convalescente da doença em amostras de sangue coletadas a partir do oitavo dia de início dos sintomas.

Os testes sorológicos para identificação do coronavírus são:

1. Ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay - ELISA) - se baseia em uma reação enzimática;

2. Imunoensaio quimioluminescente (ECLIA) - torna a reação antígeno-anticorpo visível por uma reação química;

Os testes ELISA e ECLIA têm por objetivo detectar anticorpos específicos contra a COVID-19 que o organismo humano produz em resposta à infecção viral. Eles são indicados a partir do sétimo dia da doença. Os resultados negativos não descartam contato prévio com o vírus, e devem ser repetidos após uma semana para confirmação ou não.

3. Imunocromatografia para detecção de anticorpos (ou teste rápido de coronavírus) – detecta rapidamente os anticrpos IgM e IgG na amostra. Possui baixa sensibilidade e baixa especificidade, ocasionando muitos falso-positivos e falso-negativos.

Um teste rápido de coronavírus. O resultado é mostrado em poucos minutos, mas é pouco confiável. Foto: Cryptographer / Shutterstock.com

4. Pesquisa de antígenos - método de imunocromatografia para detecção de antígeno – detecta proteínas específicas do vírus. Utiliza-se secreção retirada do nariz e/ou garganta através de um tipo de cotonete específico (“swab”).

Para cada fase da doença há um teste específico que ajudará no diagnóstico correto da doença.

Bibliografia:

Os riscos e as limitações dos testes rápidos de coronavírus. Disponível em: https://cesrj.com/2020/04/30/os-riscos-e-as-limitacoes-dos-testes-rapidos-de-coronavirus/ Acessado em 06/11/2020.

RT-PCR ou sorológico? Entenda das diferenças entre os testes para a covid-19. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/rt-pcr-ou-sorologico-entenda-as-diferencas-entre-os-testes-para-a-covid-19/ Acessado em 06/11/2020.

Sobre a doença. O que COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#diagnostico Acessado em 06/11/2020.

Testes para a Covid-19: como são e quando devem ser feitos. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/testes-para-covid-19-como-sao-e-quando-devem-ser-feitos Acessado em 06/11/2020.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!