Três dicas para usar os esportes a favor da sua saúde

Por Ministério da Saúde
Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Para ter uma vida saudável, todo mundo precisa de exercícios aeróbicos e também daqueles que fortalecem os músculos e os ossos. Esses exercícios têm impacto ao longo da vida. O corpo se desenvolve melhor e fica mais saudável. Veja algumas dicas simples abaixo:

Foto: iko / Shutterstock.com

Foto: iko / Shutterstock.com

O que fazer?

Pelo menos uma hora de atividade física diária deve ter intensidade moderada, como andar de bicicleta ou caminhar num parque, e intensidade mais intensa, como corrida ou um jogo de futebol.

O que dá força?

As atividades que vão resultar em maior força muscular, como flexões, e as que garantem resistência aos ossos, como a corrida, podem ser praticadas pelo menos três vezes por semana.

E a intensidade?

Na rotina, é possível executar atividades que exigem esforço moderado, como caminhar até a escola, andar de skate e de bicicleta em terrenos planos. Neste tipo de exercícios, você percebe que seu ritmo cardíaco aumenta, dá até para conversar, mas fica impossível cantar o último sucesso da sua banda favorita.

Nas atividades físicas intensas, como corrida, dança acelerada, aeróbica e basquete a respiração vai aumentar bastante. Você dificilmente vai conseguir pronunciar os primeiros versos de “Os Lusíadas” que o professor de Português ensinava na escola...

Para crianças e jovens, exercícios que fortalecem os músculos são aqueles em que eles têm que suspender o próprio peso ou que necessitam de resistência, como pendurar numa corda, cabo-de-guerra, ginástica ou abdominais.

Mais que resultados, esses exercícios devem privilegiar o bem-estar e o prazer para que continuem a ser praticados até a vida adulta.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!