A popularmente conhecida unha encravada, de nome científico onicocriptose, surge quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente. Esse processo ocorre porque a pele cria uma barreira, dificultando o crescimento da unha, e como esta, por sua vez, continua crescendo, ela acaba por perfurar a pele, resultando em inflamação e dor.
Apesar de poder acometer as mãos, comumente, esta condição ocorre nos pés, devido a cortes incorretos das unhas ou uso de sapatos apertados, sendo o dedo mais afetado é o hálux, conhecido domo dedão do pé. Pode afetar também crianças recém-nascidas, em consequência do uso de macacões fechados, caso estes não fiquem bem folgados.
As manifestações clínicas iniciam-se com dor local, que aumenta de intensidade gradativamente, podendo tornar-se insuportável. Há inflamação (dor, rubor, calor e edema) da pele adjacente à unha afetada, podendo também ocorrer liberação de secreção purulenta e um granuloma piogênico, conhecido como carne esponjosa.
A melhor maneira de prevenir a unha encravada é cortando as unhas corretamente. Devem ser cortadas retas, nunca removendo os cantos, deixando sempre as pontas livres. Recomenda-se também evitar o uso de calçados fechados.
O tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso, indo desde simples medidas, como o afastamento da pele inflamada com um pedaço de algodão, até tratamentos cirúrgicos para retirada do tecido inflamado ou erradicar a matriz da unha no local onde ela encrava. Não é aconselhada a extração da unha, pois quando esta volta a crescer, pode encravar novamente. Nos casos mais graves, onde há infecção secundária, pode ser necessário o uso local ou oral de antibióticos. Quando o granuloma piogênico está presente, deve ser cauterizado. O médico dermatologista é quem deve indicar qual o melhor tratamento.
Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/unha-encravada.html
https://web.archive.org/web/20110724010031/http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3311&ReturnCatID=1797
http://www.podologiabr.com/detalhes.asp?cod=54
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unha_encravada
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/unhaencravada.shtml