Varizes

Por Thais Pacievitch
Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Varizes são veias que se dilatam e ficam tortuosas e deformadas. Desenvolvem-se sob a superfície cutânea, normalmente das pernas, pés e coxas, e podem causar inchaço e dor. Tem coloração azulada, geralmente. Algumas pessoas apresentam microvarizes, que são ramificações minúsculas, de cor avermelhada.

Para entender por que as varizes acontecem, é necessário que se entenda como funciona a circulação sangüínea. As artérias levam o sangue para todas as partes do corpo, sendo que esse sangue é bombeado pelo coração. Já as veias têm como função levar esse sangue de volta para o coração. A pressão sangüínea nesse retorno do sangue para o coração através das veias é bem menor, por isso a circulação depende da ajuda dos músculos da panturrilha para esse trabalho, mesmo porque, o retorno do sangue para o coração é contra a força da gravidade.

As veias das pernas possuem válvulas em um único sentido, que funcionam como travas, impedindo que o sangue retorne para os pés devido à força da gravidade. As varizes – ou varicoses - ocorrem quando há uma falha dessas válvulas, o que causa um acúmulo de sangue, provocando as deformações.

As varizes podem causar dor, queimação, coceira e palpitação na região afetada. Podem estar associadas graves problemas circulatórios ou a coágulos sanguíneos que podem ser graves. As varizes podem ser classificadas em de pequeno calibre, médio calibre e grande calibre.

A hereditariedade é um dos fatores que podem explicar o aparecimento das varizes em algumas pessoas. As microvarizes costumam a aparecer em pessoas jovens, mas as varizes são mais comuns em pessoas acima de 30 anos. As mulheres são mais propensas a terem varizes por fatores hormonais, tanto em relação ao ciclo menstrual, quanto à gravidez. É comum no período gestacional, o aparecimento de varizes por uma série de fatores. Em uma primeira gestação, normalmente as varizes que surgiram nesse período desaparecem após o nascimento do bebê, o que não acontece da segunda gravidez em diante. Outros fatores que contribuem para o aparecimento das varizes são: a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, tratamentos de reposição hormonal e as altas temperaturas (favorecem a dilatação das veias).

As complicações causadas pelas varizes podem ser inúmeras, sendo as mais graves a formação de úlceras e as hemorragias.

O tratamento das varizes pode ser conservador, ou seja, com o uso de medicamentos para melhorar a circulação sanguínea, e com a utilização de meias finas. Porém, para se evitar complicações, o tratamento cirúrgico é o mais indicado. Essas cirurgias estão cada vez menos agressivas. Existem ainda tratamentos a base de injeções de medicamentos e a base de laser.
Evitar ficar parado em pé sem movimentação, usar meias elásticas, principalmente na gravidez, caminhar para favorecer a circulação, manter o peso corporal e praticar exercícios regularmente são meios de prevenir as varizes.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!