Íngua

Graduada em Ciências Biológicas (Unifesp, 2013)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Íngua é o nome popular para adenite, termo generalista para designa inflamação de um linfonodo ou uma glândula. Podem ser do tipo: adenite cervical, linfadenite, adenite mesentérica, adenite sebácea ou adenite tuberculosa, dependendo do local onde a inflamação acomete.

Quando o sistema é infectado, algumas células expandem suas colônias (clones) e processos inflamatórios são aumentados. É bastante comum que devido a estes dois processos, os linfonodos e certas glândulas inchem, formando nódulos. No entanto quando a consistência, o número ou o tamanho destes nódulos tornam-se anormais, têm-se as adenites. A etiologia das adenites pode ser tanto infecciosa (bacterianas, virais ou fúngicas), como em decorrência do uso de drogas (como fenitínas), bem como indicar metástase e hemopatias benignas ou malignas, sendo esta última do tipo leucemias ou linfomas.

Como visto anteriormente, são classificadas de acordo com o local onde se desenvolvem (pescoço, abdômen, axila). Apesar dos nódulos nas axilas, pescoço e virilhas serem os mais comuns, podem acometer qualquer região do corpo.

Este inchaço pode causar dores ou não, e geralmente são percebidos quando têm tamanhos de serem apalpados. Alguns exames podem ser feitos como hemograma, exames sorológicos e reumatológicos, bem como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias e raio-x. Outros fatores levados em conta para o diagnóstico são o tempo de aumento, a localização a consistência e os sintomas associados (podendo ser desde febre e emagrecimento a distúrbios de coagulação, hepatomegalia ou esplenomegalia). Em alguns casos, quando há indicações de severidade, uma biopsia pode ser necessária.

É comum que as ínguas desapareçam sozinhas após certo tempo, entre 3 e 30 dias, geralmente quando a causa (no caso de infecção) é tratada. Caso haja persistência é necessário consultar um médico.

O tratamento pode variar dependendo da causa da adenopatia e da região, quando não são resolvidas naturalmente.

Referências:

<http://natural.enternauta.com.br/doencas/o-que-e-ingua-quais-os-sintomas-como-tratar/ > acessado em 05/11/17

"Adenitis" at Dorland's Medical Dictionary

GOLDMAN,Dennis Ausiello Lee. Cecil Tratado de Medicina Interna - 22°ed.2005

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: