Guerrilha urbana

Por Felipe Araújo
Categorias: Sociedade
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A guerrilha urbana ocorre quando uma força estabelecida - como o Exército ou a polícia, confronta-se com uma força de guerrilha que faz uso de táticas de guerra adaptadas ao meio urbano. Resultado da industrialização, o fenômeno tomou forma a partir da aglomeração de pessoas, que originou os centros urbanos. Dentro deste contexto, técnicas que antes eram apenas utilizadas em campos de batalha passaram a ser aplicadas no ambiente das urbes.

Considerado o mentor da guerrilha urbana, Michael Collins - criador do IRA (Irish Republican Army), fundou o grupo que realizou uma das primeiras ações de guerra na cidade. Em 1919, guerrilheiros chamados de "Doze Apóstolos" uniram-se na cidade de Dublin, capital da Irlanda. Esta unidade visava a caçada e derrubada dos serviços de inteligência britânicos e foi considerada a primeira a iniciar uma ação de guerrilha urbana. Até a década de 1960 a guerrilha acontecia mais no meio rural, mas as limitações nestas áreas acabaram por minar as estratégias.

Na América Latina, a guerrilha no campo mostrou efetividade na luta armada em Cuba, levando Fidel Castro ao poder, o que tornou a ilha um país socialista. O ponto culminante deste período ocorreu na campanha que teve a liderança de Che Guevara, primeiramente em Cuba e depois na Bolívia, onde o guerrilheiro foi assassinado. Porém, em outros países latino-americanos a luta não surtiu o mesmo efeito.

Porém, nem todo grupo de guerrilha urbana pode ser considerado violento. Nos Estados Unidos, os Panteras Negras - que visavam proteger os negros da brutalidade policial, ocuparam territórios de forma paramilitar para formar guetos de auto-proteção. Movimentos semelhantes a esse ocorreram na Alemanha com o "Autonomen" e na Itália com o "Autonomia". Ambos estavam envolvidos com a violência política nas cidades, mas não chegaram a realizar guerrilhas urbanas.

No Brasil, Carlos Marighella - líder da Ação Libertadora Nacional (ALN), chegou a desenvolver o Manual do Guerrilheiro Urbano, adotado posteriormente por diversos países. No material publicado encontra-se a definição de guerrilheiro urbano: "é um homem que luta contra uma ditadura militar com armas, utilizando métodos não convencionais. Um revolucionário político e um patriota ardente, ele é um lutador pela libertação de seu país, um amigo de sua gente e da liberdade. A área na qual o guerrilheiro urbano atua são as grandes cidades brasileiras. Também há muitos bandidos, conhecidos como delinquentes, que atuam nas grandes cidades. Muitas vezes assaltos pelos delinquentes são interpretados como ações de guerrilheiros".

Fontes:
http://www.marxists.org/portugues/marighella/1969/manual/cap01.htm#1
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2013/06/1295231-jornalista-conta-historia-do-minimanual-do-guerrilheiro-urbano-veja.shtml
http://www.germanguerilla.com/red-army-faction/documents/71_04.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Urban_guerrilla_warfare

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!