Lista de questões de vestibulares sobre as diversas classes sociais. Ler artigo Classes sociais.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
A única classe que apresentou redução, no período de 2002 até 2011, foi a classe E, aquela que representava, em 2002, aproximadamente 1/3 da população brasileira.
Em 2011, as classes E e D correspondiam, juntas, ao que representava aproximadamente a primeira em 2002, o que denota um aumento do rendimento médio entre as classes.
De 2002 até 2011, houve um acréscimo em todas as classes econômicas, que resultou em um maior equilíbrio na renda média do brasileiro.
O aumento do consumo no período citado (2002-2011) é o resultado do aumento da condição econômica da nova classe média.
A elite, que concentra as classes A e B, teve um decréscimo desde 2002, o que demonstra uma concentração de capital nas mãos das classes D e E.
A inserção de pobres e remediados no mercado consumidor é salutar, mas ao mesmo tempo preocupante, pois o aumento do consumo intensifica a degradação ambiental.
“Todas as classes se comunicam e se mesclam todos os dias, se imitam e se invejam; isso sugere ao povo uma porção de ideias, de noções, de desejos, que ele não teria se as posições sociais fossem fixas e a sociedade imóvel. Nessas nações, o servidor não se considera jamais inteiramente estranho aos prazeres e aos trabalhos do amo, o pobre aos do rico; o homem do campo se esforça para assemelhar-se ao da cidade, e as províncias à metrópole”. (TOCQUEVILLE, A. de. A democracia na América: sentimentos e opiniões. Vol. II. São Paulo: Martins Fontes, 2000/1840).
O texto acima é de um autor francês que viveu na primeira metade do séc. XIX. Considerando suas observações, assinale a alternativa correta:
No mundo hierarquizado como o da Idade Média, de posições sociais bem definidas e relações de poder que se legitimavam pela vontade divina, as noções de tempo e verdade eram eternizadas.
Na modernidade, do século XIX, vivida por Tocqueville, os legisladores pretendiam promulgar leis eternas, os povos e reis só almejavam erigir monumentos seculares e a geração presente se encarregava de poupar às gerações futuras o trabalho de resolver seu destino.
Nos Estados medievais, a igualdade submetia todas as classes a uma mesma lei, o que permitia um intercâmbio constante de costumes e valores entre os diferentes grupos sociais.
A Modernidade do século XIX estabeleceu um sujeito individual, restringindo a relação do indivíduo com o todo, se contrapondo à ideia de humanidade e torna a filosofia, a ética e a cidade assuntos que dizem respeito a grupos restritos de indivíduos, em forma de casta ou classe.
O pensamento Iluminista da época de Tocqueville buscou fundamentar uma lei contrária à Razão, que não subjugasse o homem aos poderes e caprichos de instâncias mundanas e que lhe desse liberdade para pensar.