Lista de questões de vestibulares sobre os Refugiados. Ler artigo Refugiado.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) está em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, contem com uma equipe de refugiados. A edição do Rio de Janeiro foi a primeira a ter uma delegação de refugiados entre os competidores. Disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/270115/onu-quer-manter-delegacao-de-refugiados-em-jogos-olimpicos>. Acesso em: 23 ago. 2016.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) está em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, contem com uma equipe de refugiados. A edição do Rio de Janeiro foi a primeira a ter uma delegação de refugiados entre os competidores.
Disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/270115/onu-quer-manter-delegacao-de-refugiados-em-jogos-olimpicos>. Acesso em: 23 ago. 2016.
Sobre o mundo contemporâneo, é correto afirmar que:
a Turquia, que faz parte da União Europeia, pode ser considerada um país altamente industrializado, tendo sido esse um dos requisitos para a sua entrada no bloco.
as adversidades impostas pelas condições edafoclimáticas causam a intensa imigração de etíopes.
a possível saída da Grã-Bretanha da União Europeia terá como ponto positivo a facilitação da entrada de imigrantes em seu território, sobretudo refugiados africanos.
a Lei Brasileira de Refúgio criou o Comitê Nacional para os Refugiados, um órgão interministerial presidido pelo Ministério da Justiça que lida principalmente com a formulação de políticas para refugiados no país.
todos os imigrantes são considerados refugiados, uma vez que o motivo de seus deslocamentos é o mesmo, ou seja, a violação dos direitos humanos.
como resultado de graves conflitos, como o que ocorre na Síria, milhares de pessoas têm fugido do seu país em busca de um lugar seguro para viver. No momento, o Mar Mediterrâneo é o cenário em que se desenrolam as cenas mais dramáticas dessa crise humanitária, considerada uma das piores desde a Segunda Guerra Mundial.
O mundo vive, atualmente, a mais grave crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. As discussões sobre a situação dos refugiados têm ganhado força no cenário sócio-político internacional dos últimos anos.
Sobre a informação, analise as proposições.
I. A pobreza e a violência internas em Eritreia e em Kosovo têm levado pessoas, dessas regiões, a procurar asilo em outros países.
II. Alguns dos motivos que levam uma pessoa a ser refugiada são: violação dos direitos humanos, catástrofes naturais, perseguições políticas, religiosas ou étnicas.
III. Há exceções para o chamado princípio de “não-devolução”, o qual define que nenhum país deve expulsar ou “devolver” um refugiado, contra a vontade deste, em qualquer ocasião, para um território onde ele sofra perseguição.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Observe o mapa abaixo.
Fonte: Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR): <http://www.unhcr.org/54aa91d89.html>. Acesso em: 05 out. 2015.
Considere as afirmações abaixo, sobre a questão dos refugiados.
I - Os refugiados procuram principalmente países considerados ricos e desenvolvidos. II - Estados Unidos, Alemanha e França são os países que mais recebem refugiados. III - O maior número de refugiados localiza-se em países da África e da Ásia.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano. Garton Ash, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29/11/2015. Adaptado.
Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano.
Garton Ash, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29/11/2015. Adaptado.
Sobre a questão dos refugiados, no final de 2015, considere as três afirmações seguintes:
I. A criação de fronteiras políticas no continente africano, resultantes da partilha colonial, incrementou os conflitos étnicos, corroborando o elevado número de refugiados, como nos casos do Sudão e Sudão do Sul. II. Além das mortes em conflito armado, da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, a guerra civil na Síria levou um contingente expressivo de refugiados para a Europa. III. A política do apartheid teve grande influência na Nigéria, país de origem do maior número de refugiados do continente africano, em decorrência desse movimento separatista.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.