É chamado metrô, metropolitano ou ainda metro o sistema de transporte subterrâneo de passageiros em área urbana com alta capacidade e frequência. Tal sistema é normalmente localizado em túneis e/ou viadutos e segmentado em linhas designadas entre estações. Utilizam como mecanismo propulsor múltiplas unidades elétricas sobre os trilhos ou ainda usam pneus de borracha alinhados, levitação magnética, ou monotrilho.
O metrô está geralmente integrado a outros sistemas de transporte público e é muito utilizado, graças à sua rapidez, eficácia e capacidade em transportar milhões de pessoas todos os dias.
As desvantagens associadas a este meio de transporte são a lotação, pouco conforto, preço alto, e ocasionalmente problemas derivados da falta de manutenção.
A história do metrô começa em 1863, com a abertura do Metropolitan Railway, hoje o ponto seminal do metrô de Londres. As vias da cidade sofriam com uma terrível superlotação e as ferrovias só atingiam as áreas periféricas, graças a uma Comissão Real de 1846, que proibia linhas ferroviárias na área central. Charles Pearson, considerado um visionário, foi o primeiro a propor a noção de "trens em tubos" em 1845, época em que a ferrovia ainda era uma novidade (o primeiro serviço de trens com passageiros foi inaugurado em 1830). Ele ajudou a convencer a Câmara dos Comuns a aprovar um projeto de lei em 1853 para que fosse construída uma ferrovia subterrânea entre Paddington e Farringdon e foi também o responsável por levantar o financiamento de investidores privados, possibilitando que as escavações começassem em 1860. Milhares de moradores pobres seriam desalojados no processo.
O projeto foi muito criticado à época, sendo chamado mesmo de "ideia estúpida" pelo jornal Times. Mas, uma vez inaugurado, o metrô de Londres acabou por se tornar um dos grandes feitos da engenharia dos tempos modernos, um fenômeno socialmente igualitário e libertador. A linha foi aberta a 10 de janeiro de 1863, e recebeu cerca de 30.000 passageiros no primeiro dia. Era a prova de que o metrô faria com que a grande massa populacional londrina fosse transportada em tempo suficiente para seus locais de trabalhos, dando a Londres uma identidade nova e ousada.
Atualmente, há linhas de metrô espalhadas por todos os continentes, sendo que algumas dos principais centros brasileiros contam com o serviço. A primeira cidade no país a contar com uma linha de metrô, foi São Paulo, somente em 1974, mais de 110 anos depois da inauguração da primeira linha na Inglaterra.
Bibliografia:
WATTS, Peter. London Underground's history (em inglês). Disponível em: < http://www.timeout.com/london/things-to-do/london-undergrounds-history-2 >. Acesso: 09/04/13.