A principal função da vaca de leiteira é a produção de leite, então podemos considerar a mesma como ma máquina, devendo dar atenção as “revisões” e “manutenções”. Sabemos também que temos de duas a três ordenhas diárias, portanto é necessário adquirirmos hábitos e características que maximizem a mão-de-obra e os equipamentos de ordenha.
Observados esses itens, podemos esperar uma boa produção de leite e qualidade almejada, maior longevidade de produção do rebanho e lucro também.
O manejo de ordenha começa quando os animais ainda estão no piquete. Devemos condicionar as vacas a estarem sempre em movimento, visando uma maior facilidade na hora da extração do leite. Esse condicionamento deve ser feito sem gritos ou agressões físicas, atendendo assim o bem-estar animal.
Especial atenção deve ser dada também ao ordenhador, que deve ser uma pessoa calma e de boa índole, pois geralmente a produção de leite depende dessa pessoa.
Ao colocarmos a ordenhadeira mecânica nos animais não devemos demorar mais de um minuto, também não devendo demorar para a retirada da mesma, evitando traumas no úbere do animal.
Manejo de ordenha (principais atividades):
- Condução dos animais ao local de ordenha (conduzir os mesmos de forma tranqüila e sem estresse);
- Espera da ordenha (recebimento de alimentação, geralmente um concentrado);
- Limpeza do animal (atualmente em desuso);
- Remoção dos primeiros jatos de leite (esse leite está armazenado nas cisternas da teta da vaca, apresentando grande contaminação);
- Colocação das teteiras;
- Aplicação de antisséptico protetor;
- Soltura dos animais nos piquetes;
Observando esses simples conceitos, o produtor aumenta sua lucratividade e a qualidade do seu leite, além de propiciar o bem estar de seus animais e a conformidade com as atuais práticas de produção.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/zootecnia/gado-de-leite-manejo-de-ordenha/